Notícias

Teólogo Leonardo Boff ministra palestra na EPSA

O Teólogo Leonardo Boff ministrou a palestra "A Amazônia: Bem comum da Terra e da Humanidade", quarta-feira, 2 de outubro, na Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), em Belo Horizonte. 

Em sintonia com o Sínodo da Amazônia, que será realizado em Roma, a partir do dia 6 de outubro, Leonardo Boff falou sobre o olhar que devemos  ter para a Amazônia, esse território tão rico que cobre nove países da América Latina, e como podemos contribuir para salvaguardar a casa comum que é a Terra.

Também falou sobre o desafio ambiental de se colocar em prática as quatro ecologias: ecologia ambiental, ecologia social, ecologia mental e integral. E que não se pode mais dizer que Ecologia é apenas preservar a natureza. É muito mais abrangente. Pois tudo está interligado no Planeta.

Ecologia ambiental: se preocupa com o meio ambiente, para que não sofra excessiva desfiguração, com qualidade de vida e com a preservação das espécies em extinção.

Ecologia social: insere o ser humano e a sociedade dentro da natureza. Preocupa-se não apenas com o embelezamento da cidade, com melhores avenidas, com praças ou praias mais atrativas. Mas prioriza o saneamento básico, uma boa rede escolar e um serviço de saúde decente. A ecologia social defende o desenvolvimento sustentável. 

Ecologia mental ou profunda sustenta que as causas do déficit da Terra não se encontram apenas no tipo de sociedade que atualmente temos mas também no tipo de mentalidade que vigora, cujas raízes alcançam épocas anteriores à nossa história moderna, incluindo a profundidade da vida psíquica humana consciente e inconsciente, pessoal e arquetípica.

Ecologia integral: o ser humano é a própria Terra enquanto sente, pensa, ama, chora e venera. Está em gênese, se constituindo e nascendo, formando um sistema aberto, sempre capaz de novas aquisições humanos, estamos igualmente em processo de antropogênese, de constituição e de nascimento.

Após a palestra, Leonardo Boff almoçou com freis e formandos da Fraternidade Agostiniana, no Barreiro.


Sobre Leonardo Boff

Professor de Teologia Sistemática no Instituto Franciscano de Petrópolis por ais de 2o anos, e posteriormente professor de Ética, Filosofia da Religião e de Ecologia Filosófica na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. É membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra, da qual é um dos co-redatores. Em 2002, foi galardoado pelo Parlamento sueco com o Prêmio Nobel Alternativo da Paz por associar ecologia com justiça social e espiritualidade. É autor de quase 100 livros, na sua maioria publicados pela Editora Vozes. 

2 out
Compartilhe:
Mapa do Site