Notícias

Sarau Veredas Literárias: formandos apresentam leituras de Guimarães Rosa

Os formandos do Aspirantado da nossa Província apresentaram a finalização dos projetos de leitura do semestre, durante o Sarau Veredas Literárias - reinterpretação de leituras de João Guimarães Rosa, realizado no dia 6 de novembro, na Fraternidade Agostiniana Santo Tomás de Vilanova, em Belo Horizonte.

O projeto foi pensado pela equipe de formação desde o início ano letivo de 2020 e coordenado pela professora de Língua Portuguesa, Ana Glades. A intenção era apresentar a obra de um dos principais autores brasileiros e um dos maiores nomes da literatura mundial: o mineiro João Guimarães Rosa.

No decorrer do segundo semestre, os formandos fizeram a leitura e o estudo das obras de Guimarães Rosa, ficando cada um incumbido de um texto, conto, crônica, romance ou novela do autor. Cada um pôde dar a sua visão e fazer releituras das temáticas apresentadas em cada obra lida. Assim, as leituras foram apresentadas em formatos diversos e muito enriquecedores.

A apresentação do Sarau foi uma experiência alegre, com reflexões profundas e momentos muito especiais de partilha com um toque de culinária mineira (petiscos, doces e feijão tropeiro).

 

Textos e apresentações:

Vicente da Matta - Grande sertão: veredas. Obra publicada em 1956, chama atenção por sua dimensão – mais de 600 páginas.

Johnata Alves - A vela do diabo, presente no livro Terceiras estórias. A obra possui contos bem curtos que rompem com o estilo até então cultivado pelo escritor. Foi publicado em 1967, poucos meses antes da morte de Guimarães Rosa.

Ronaldo Rodrigues - O duelo, do livro Sagarana, publicado em 1946.

Matheus Godoi - Uma estória de amor - Interpretação mais moderna de “Campo Geral”, Uma estória de amor.

José Henrique - Manuelzão e Miguilim.

Frei Tailer - Conto “A terceira margem do rio”, no livro Primeiras estórias, publicado em 1962.

Ana Glades - Sorôco, sua mãe, sua filha. Ana Glades mostrou, por meio do seu próprio regionalismo nordestino, a sua leitura do conto.

 

Sobre o autor

Mineiro de Cordisburgo, João Guimarães Rosa foi escritor, diplomata, novelista, romancista, contista e médico. Considerado por muitos o maior escritor brasileiro do século XX e um dos maiores de todos os tempos. Nasceu em 1908 e faleceu em 1967.

“A vida inventa! A gente principia as coisas, no não saber por que, e desde aí perde o poder de continuação – porque a vida é mutirão de todos, por todos remexida e temperada.” Guimarães Rosa

 

 

9 nov
Compartilhe:
Mapa do Site