Notícias

Nota de falecimento: Frei Luciano Núñez García, OSA

Frei Luciano faleceu em Salamanca (ES), dia 28 de dezembro.

A Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil se une, em oração, aos familiares e amigos do Frei Luciano Luciano Núñez García, OSA, que faleceu neste sábado, 28 de dezembro de 2019, em Salamanca, na Espanha, aos 85 anos de idade e 67 anos de vida religiosa.

Frei Luciano iniciou sua missão no Brasil em 1960, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Marechal Hermes, no Rio de Janeiro. Também trabalhou no Colégio Santo Agostinho em Belo Horizonte (MG). Em Marechal Hermes, Rio de Janeiro, fundou a obra social “Sopa dos Pobres” (Obra Social Santo Tomás de Vilanova), atendendo aos moradores de rua e os pobres mais pobres da periferia.

Eternamente gratos pelo trabalho e dedicação do Frei Luciano à Nossa Província, pedimos à Deus que o acolha, concedendo-o o descanso eterno.

O velório será na manhã de domingo, dia 29 de dezembro, às 11 horas, na Capela do Colégio Santo Agostinho de Salamanca, na Espanha. O sepultamento será no cemitério de São Carlos Barromeo, na mesma cidade.

No Brasil, todas as paróquias da Província Nossa Senhora da Consolação, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso dedicarão as celebrações em memória do Frei Luciano, nos dias 28 e 29.

Sem-t-tulo.png

Sobre Frei Luciano

Frei Luciano Nuñez García, nasceu a 8 de junho de 1934, em Villamartín de la Abadia, Província de Léon, na Espanha. Aos 22 anos de idade, no dia 17 de setembro de 1956, professou os Conselhos Evangélicos na Ordem de Santo Agostinho e, aos 19 de dezembro de 1959, foi ordenado presbítero. Em 1960 foi destinado ao Brasil, para a Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Marechal Hermes, no Rio de Janeiro (RJ). Em fevereiro de 1961, foi transferido para o Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte (MG). Em Belo Horizonte formou-se em Física, pela UFMG. Em 1971, trabalhou novamente no Rio de Janeiro e , após um período na Espanha, volta ao Brasil em 1980. Em Marechal Hermes, Frei Luciano fundou a "Sopa dos pobres", uma obra social para atendimento dos moradores de rua. Mais tarde, a "sopa dos pobres" passou a se chamar bra Social Santo Tomás de Vilanova e, além do socorro imediato, acolhia idosos em situação vulnerável. Além do acompanhamento da Obra Social, Frei Luciano dedicou-se incansavelmente à assistência aos enfermos no Hospital Carlos Chagas. Com a idade avançad e a saúde debilitada foi transferido para Belo Horizonte - MG e, por último, para Salamanca, na Espanha.

Dotado de forte espírito missionário e caritativo, Frei Luciano Nuñez é, para todos nós, um comovente testemunho de amor a Deus e aos irmãos, conforme inspira a Regra de Santo Agostinho. Requiescat in pace.


- Leia aqui a mensagem enviada pelo Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, aos Irmãos Agostiniaos da Província de San Juan de Sahagún da Espanha.

28 dez
Compartilhe:
Mapa do Site