Notícias

Frei Gilberto Feitosa Bezerra, OSA, recebe a ordenação sacerdotal em Passira (PE)

A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Recife e Olinda, Dom Limacêdo Antônio da Silva.

Na cidade de Passira, em Pernambuco, o Frei Gilberto Feitosa Bezerra, foi ordenado sacerdote da Igreja na Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil - Ordem de Santo Agostinho (OSA), no sábado, 11 de janeiro. Familiares, amigos, religiosos, e grande número de fiéis da paróquia local e de diversas cidades do Brasil participaram da celebração presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Recife e Olinda, Dom Limacêdo Antônio da Silva, na Igreja Nossa Senhora da Conceição. O Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro e a maioria dos freis da Província da Consolação participaram da Missa de Ordenação, que foi transmitida ao vivo pelas redes sociais e por emissoras de rádio locais.

Em sua homilia, Dom Limacêdo agradeceu a Deus pela vocação e pelo ministério do Frei Gilberto. E ressaltou que, como sacerdote, Frei Gilberto é chamado a anunciar o Evangelho e a configurar sua vida em Cristo. "És chamado, de fato, a ser alguém que faça diferença, que ajude a erguer os irmãos caídos. A ser um homem de oração e de contemplação". Lembrou da caminhada do Frei Gilberto na paróquia antes de ingressar no seminário, do trabalho na lavoura, da vida simples em família, da fé, da coragem e da determinação, e disse: "Seja sal da terra. Seja luz do mundo. Que Deus o abençoe e que Nossa Senhora o proteja com seu manto celestial. Por onde quer que estejas, não estarás sozinho. Tens amigos aqui".

O rito de ordenação sacerdotal ou presbiteral, de acordo com o Pontifical Romano, é dividido em seis etapas dentro da Celebração Eucarística: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos, entrega da patena e do cálice, seguidas do abraço da paz pelo bispo e recepção do novo presbítero pelos demais sacerdotes.

Dom Limacêdo, pela imposição das mãos, conferiu a unção do Espírito Santo ao Frei Gilberto para a missão que ele exercerá na Igreja. Na sequência os demais sacerdotes, um a um, também impuseram as mãos sobre o Frei Gilberto, como expressão de participação no mesmo presbitério. Então o bispo proferiu a oração consecratória. A seguir, Frei Gilberto foi revestido com a estola presbiteral e a casula, trazida por seus pais. Outros pontos marcantes da celebração, foram a reza da Ladainha, com o Frei Gilberto prostrado ao chão, e a unção das palmas das mãos com o óleo do Santo Crisma.

Após a liturgia eucarística e a comunhão abriu-se espaço para os agradecimentos. Reina Carla, Prefeita do Município, disse que se orgulha de testemunhar a ordenação do Frei Gilberto como um momento singular de alegria e de profunda emoção para toda a comunidade passirense. "Frei Gilberto, Deus o chamou para esta tão sublime missão de sacerdote. Este é, sem dúvida um momento histórico para Passira: ver um filho da nossa terra se tornar sacerdote. Pedimos a Deus que ilumine a sua caminhada e que  a Imaculada Conceição guia sua vocação, sua missão e serviço".

Amiga de caminhada paroquial do Frei Gilberto, Luana Gomes, que também esteve à frente da organização dos eventos da Ordenação, recordou a trajetória do Frei Gilberto na comunidade paroquia. "Estamos felizes pelo seu ministério. Este dia ficará marcado em seu coração e no nosso, como uma data muito especial. Sabemos que a vocação é um dom de Deus e por isso pedimos que o Espirito Santo de Deus o ilumine. Você lutou e perseverou! Conte com nosso carinho, amizade. Estaremos rezando pela sua caminhada".

O Pároco, padre José Mariano, ressaltou a presença discreta, simples, humilde e amorosa do Frei Gilberto na comunidade. Participativo e determinado, atuou  nas pastorais e na catequese. "Estamos vivendo em Passira um momento novo de despertar vocacional. De motivação para os jovens que querem seguir a vida religiosa, o compromisso com a sociedade. Passira estará sempre de portas abertas e unidas com os Agostinianos".

No encerramento, o Frei Gilberto fez seu agradecimento e disse que foi com muita alegria que decidiu seguir sua vocação junto com os Agostinianos da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil. "Percebo que estar aqui não é um mérito pessoal, mas um dom da Graça de Deus".

Agradeceu, de uma forma especial à sua família, a seu pai e sua mãe, por tudo que fizeram por ele e, sobretudo, por sempre o apoiar.

Depois, convidou todos a reverenciar Nossa senhora da Conceição, a Padroeira da Paróquia, entoando uma canção.

Já ordenado sacerdote, O Frei Gilberto deu a bênção final, encerrando a celebração.

Confira as imagens:

Facebook
Província da Consolação
Agostinianizar - Promoção Vocacional Agostiniana

Instagram
@província da Consolação
@agostinianizar

Flickr (não é necessário ter redes sociais)
Província Agostiniana NSRA Consolação

11 jan
Compartilhe:
Mapa do Site