Notícias

Dia Mundial das Missões - 20 de outubro

Neste ano, o Dia Mundial das Missões, 20 de outubro, terá uma campanha missionária durante todo o mês. O Papa Francisco nos convida a vivenciar em todo o mundo o Mês Missionário Extraordinário para celebrar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor, o Papa Bento XV. Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação a missão da Igreja, o Papa escolheu o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. 

As quatro dimensões do Mês Missionário Extraordinário
Carta do Cardeal Fernando Filoni - Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos

1. Encontro pessoal com Jesus Cristo vivo na sua Igreja, na Eucaristia, Palavra, na oração pessoal e comunitária.

2. O testemunho dos santos, dos mártires, dos confessores da fé.

3. A formação bíblica, catequética, espiritual e teológica sob a missão além fronteiras.

4. A caridade missionária: ajuda financeira.

Sejam envolvidos nesta proposta missionária os cristãos leigos e leigas, os religiosos e religiosas, as associações e movimentos eclesiais, o clero e pessoas de boa vontade, as comunidades contemplativas, as Pontifícias Obras Missionárias. Haja, pois, criatividade por parte das Dioceses. É preciso renovar a missão com o Evangelho.

Chegou a hora de convencer-nos que a missão é obra de todo cristão. Para isso, é urgente a conversão missionária dos corações, das mentes, das consciências de todos os cristãos a serem discípulos missionários. Faz-se necessário promover a oração, a reflexão e a ação em favor da missão. O mundo deve saber que é amado e redimido pela salvação oferecida por Jesus, morto e ressuscitado. O Mês Missionário 

A Missão é uma urgência inadiável. É preciso avançar no caminho de uma conversão missionária. Não se pode deixar as coisas como estão. Não nos serve uma “simples administração”, mas edificar uma Igreja “em estado de missão permanente”, em todas as regiões da terra.

Convoco todos a superar a tentação do pessimismo, da acomodação, do individualismo, do tradicionalismo. Abri vossos corações à jubilosa novidade do Evangelho, com renovado ardor, confiança e esperança.

O Mês Missionário Extraordinário tem o objetivo de despertar, em maior medida, a consciência da missão além fronteiras; retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral; aumentar o amor pela missão que “é uma paixão por Jesus e uma paixão pelo seu povo”.

Confio que vai acontecer na Igreja uma ampla sensibilização pela conversão missionária. Jamais nos seja roubado o entusiasmo missionário. Pelo contrário, uma opção missionária transformará os costumes, os estilos de vida, os horários, a linguagem e as estruturas. Assim, a “Igreja em saída” chegará até os confins da terra.

Oração do Mês Missionário Extraordinário

Pai Nosso, o Teu filho unigênito Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos,
confiou aos seus discípulos o mandato: “Ide e fazei discípulos todos os povos”.
Recorda-nos que, pelo batismo, tornamo-nos participantes da missão da Igreja.
Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a graça de sermos testemunhas do Evangelho,
corajosos e vigilantes, para que a missão confiada à Igreja, ainda longe de estar realizada,
encontre novas e eficazes expressões que levem vida e luz ao mundo.
Ajuda-nos, Pai Santo, a fazer com que todos os povos possam encontrar-se com o amor
e a misericórdia de Jesus Cristo, Ele que é Deus convosco, vive e reina na unidade do Espírito Santo,
agora e para sempre.  Amém.

17 out
Compartilhe:
Mapa do Site