Notícias

Cerca de 250 jovens participaram da Jornada Agostiniana da Juventude, em BH

Clique aqui para visualizar nosso álbum no Flickr

Vivenciar a experiência de ir ao encontro do outro, sair de si mesmo e de se doar. Encontrar a Cidade de Deus na cidade dos homens. Com este propósito, cerca de 250 jovens dos Centros educativos (Colégios e Obras Sociais) , paróquias e casas de formação agostinianas de diferentes regiões do Brasil, participaram da 5ª Jornada Agostiniana da Juventude (JAJ), dias 27, 28 e 29 de setembro, no Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Organizado pelo Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil (SAVJ) da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, o evento teve uma programação especial voltada para despertar o protagonismo das juventudes, com momentos de oração, partilhas, reflexões convivência e troca de experiências.

Na abertura do evento, no Teatro Santo Agostinho, a animação ficou por conta da banda de jovens da Paróquia Cristo Redentor.  A Companhia de Dança e teatro do Colégio Aiacom, do Rio de Janeiro, apresentou o espetáculo Despertar, sobre o protagonismo dos jovens, preservação do meio ambiente e ações contra a escassez de recursos naturais.

O Vicário Provincial, frei Luiz Antônio Pinheiro e o diretor do Colégio Santo Agostinho, Clovis de Oliveira deram as boas-vindas aos jovens. E foi apresentado um vídeo enviado de Roma, pelo Prior  Geral da Ordem de Santo Agostinho, Frei Alejandro Moral Anton, especialmente para a JAJ. Também estiveram presentes outros freis representando a Província e a Irmã Jacira, das Missionárias Agostinanas Recoletas.

Na noite de sexta-feira, dia 27, os jovens se reuniram durante a Vigília para rezar a Cidade de Deus na Cidade dos Homens. Momento de preparação para as atividades da Jornada.

As atividades do sábado, dia 28, começaram com a oração da manhã. Em seguida, o Frei Arthur Vianna ministrou a palestra Juventudes e Sociedade - Construindo a Cidade de Deus na Cidade dos Homens, que enfatizou a importância da convivência e de se cultivar no dia a dia o respeito, a solidariedade, a não violência, a ternura, a cultura, o perdão, a diversidade, a felicidade e o diálogo.  Em seguida, os participantes e reuniram em grupo para refletir sobre os temas abordados.

A  missão urbana realizada à tarde, proporcionou aos participantes conhecer e interagir com outras realidades. Em grupos e orientados por monitores, os jovens visitaram hospitais; lar de idosos; encontraram com pessoas em situação de rua; conversaram com moradores de uma ocupação; desenvolveram atividades para crianças carentes; participaram de coleta seletiva de resíduos; fizeram um manifesto pela paz; exercitaram a escuta, estiveram com migrantes e refugiados, e visitaram a  Pastoral da Mulher. Depois da missão, uma noite de luau com muita diversão.

O domingo foi dia de encerrar as atividades, de partilhar sobre as missões e de agradecer a Deus pelos momentos vivenciados. Na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, o Frei Luiz Antônio presidiu a Missa de envio dos jovens, que foi concelebrada pelos freis Tailer Ferreira, André Zago e Gilberto Feitosa.

Um evento tão rico em experiências, gerou a seguinte carta de compromisso assinada pelos jovens:

Carta de compromisso

"Quem quer que repare nas coisas humanas e na natureza delas
reconhecerá comigo que, assim como não há ninguém que não queira
sentir alegria, assim também não há ninguém que não queira ter paz!"
(Santo Agostinho,  A Cidade de Deus,  XIX,  12, 1).

Nós, Juventude Agostiniana, reunidos em Belo Horizonte (MG), nos dia 27, 28 e 29 de setembro de 2019,  vivenciamos a  5ª Jornada Agostiniana da Juventude, que teve como tema “Juventudes e Sociedade” e lema “Construindo a Cidade de Deus na cidade dos homens”.

Somos cerca de 250 jovens vindos de diferentes realidades do Brasil. Somos vozes que não se permitem calar. E juntos proclamamos o sonho de uma nova sociedade alicerçada nos valores humanos e cristãos.

Iluminados pela espiritualidade e carisma agostinianos nesses dias experimentamos momentos fortes de interioridade, vida comum e serviço. Momentos de oração, partilhas, reflexão, convivência e missão nos encheram ainda mais de inquietude, desafiando-nos a assumir com protagonismo a transformação da nossa sociedade.

Diante disso, nos comprometemos:

  1.     Pessoalmente, a dedicar, todos os dias, um tempo para  o nosso autoconhecimento, valorizando o que há de melhor em nós e buscando superar nossas limitações;

  2.     Comunitariamente, a praticar,  pelo menos uma vez por semana, um gesto de ternura para com as pessoas que convivem conosco;

  3.     Socialmente, a realizar, a cada mês, uma ação voluntária que dignifique a vida humana, e de toda a criação.   


Santo Agostinho, mestre da inquietude nos acompanhe nessa jornada.

 

Belo Horizonte, 29 de setembro de 2019.

Juventude Agostiniana  

 

DIVULGAÇÃO NA IMPRENSA:
- TV Rede Minas (Programa Brasil das Gerais)
- TV Horizonte
- CNBB Leste 2
- Jovens Conectados
- Arquidiocese de Belo Horizonte

 

30 set
Compartilhe:
Mapa do Site