A sustentabilidade e as relações de pertencimento à cidade

13 de março de 2023

A sustentabilidade também é fruto de um processo de educação 
pelo qual o ser humano redefine o feixe de relações que entretém com o universo,
com a Terra, com a natureza, com a sociedade e consigo mesmo (BOFF, Leonardo)

Enxergar e compreender a sustentabilidade (ou a ausência dela) é procurar a todo instante a existência do equilíbrio entre o indivíduo e o espaço plural. A ideia de sustentabilidade está além do que compreendemos como ecológico e ambientalmente correto; a ideia deve também abarcar os interesses públicos e universais da dimensão socioeconômica.

A clara ideia de que devemos preservar os recursos naturais para as futuras gerações e que o homem tem contribuído para o aquecimento terrestre são pontos indiscutíveis no preâmbulo contemporâneo. Entretanto, no que diz respeito ao espaço urbano e às interfaces de nossas relações diariamente construídas, é também necessário nos abrirmos às dimensões de compreensão do social (sobretudo quanto ao papel de cada indivíduo no entendimento de um todo) e do econômico (abordando as raízes de uma urbanização acelerada e motivada por um rápido processo de industrialização segregacionista).

O conceito de Sustentabilidade ganhou, nos últimos anos, relevância nos principais centros de debates políticos e econômicos globais. Compreender o conceito e sua contribuição para a construção dos objetivos de desenvolvimento sustentável exige domínio do contexto histórico da elaboração da Agenda 2030. Durante muito tempo prevaleceu o entendimento da natureza como algo a ser dominado pelas atividades humanas. Essa concepção se materializou na paisagem socialmente construída, na poluição das fábricas, na exploração dos recursos naturais de forma predatória e na construção de uma cultura do consumo, símbolo de prosperidade.

objetivos_port.png

Objetivo Geral

Abordar o conceito de sustentabilidade a partir das dimensões social, econômica e ambiental, permitindo uma análise crítica dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), buscando reflexões que apurem o grau de responsabilidade do indivíduo/sociedade em relação às práticas sociais e plurais.

O projeto “A Sustentabilidade nas Relações de Pertencimento à cidade” tem como proposta fundamental conhecer a Agenda 2030, permitindo uma análise crítica sobre a importância e viabilidade dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesse sentido, esse projeto propõe aos nossos estudantes a elaboração de um estudo de caso (pesquisa) e uma vivência em campo a partir da visita em locais que possibilitem uma reflexão, análise e articulação com os eixos norteadores do projeto.

Clique aqui e confira como foi a conclusão de projeto em 2022.

Compartilhe:

Agendar Visita agendar visita