A CAUSA INDÍGENA É DE TODOS NÓS

01 de abril de 2021

Respeitar a cultura indígena, valorizar seus conhecimentos tradicionais e despertar o compromisso com sua causa é a proposta do projeto “A causa indígena é de todos nós, promovido pelo Depas – Departamento de Evangelização, Pastoral e Ações Sociais, em parceria com o CIMI - Conselho Indigenista Missionário, junto às turmas do 6º ano do Ensino Fundamental.

O projeto é interdisciplinar e envolve as disciplinas de Arte, História, Geografia, Produção de Textos, Matemática e Educação Física, com a realização de diversas iniciativas durante o mês de abril. Teremos lives, atividades práticas e teóricas e muito bate-papo com representantes de povos indígenas e do CIMI.

Juntos acreditamos no quanto é importante conhecer e respeitar as diversas formas de estar no mundo. Por isso, levamos em consideração, nesse projeto, a história e os saberes produzidos por esses povos, além de reconhecê-los como fonte de sabedoria para nossos estudantes.

Vamos relembrar?

Neste ano, realizaremos a quarta edição do projeto “A causa indígena é de todos nós”, e, assim como no ano passado, as atividades serão totalmente virtuais, por meio do canal do Colégio no YouTube e do Microsoft Teams, plataforma utilizada para as aulas ao vivo. Nas primeiras edições do projeto, recebemos no Colégio representantes dos povos Maxakalí, Pataxó e Tupinambá (Bahia). O que vocês acham de relembrarmos essa visita?

Programa Entrelaçar: reflexão e compromisso social

“A causa indígena é de todos nós” é um dos projetos interdisciplinares do Programa Entrelaçar. Esse Programa é desenvolvido nas diferentes séries e segmentos do Colégio Santo Agostinho – BH, que, junto à comunidade, trabalham em prol da busca de uma vida humana mais justa, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e do protagonismo juvenil, de forma crítica e criativa. Sem prescindir do rigor acadêmico, o Programa tem como objetivo oferecer aos educandos a possibilidade de experienciar valores essenciais para sua formação, tais como, a solidariedade e o compromisso social, além de proporcionar a eles situações de reflexão e de qualificação do projeto de vida de cada um. Na conclusão de cada um dos projetos do Programa Entrelaçar, é proposto um gesto concreto por meio de uma Campanha Solidária. A campanha do projeto “A causa indígena é de todos nós”será desenvolvida como gesto concreto em prol dos povos indígenas acolhidas pelo CIMI. Mais informações serão divulgadas em breve.

LIVE: A CAUSA INDÍGENA É DE TODOS NÓS
Povos originários, fraternidade e bem viver
com padre Paulo Suess 

Para refletirmos sobre a causa indígena, realizamos no dia 8 de abril uma live com padre Paulo Suess, pelo canal do Colégio no YouTube.  

Padre Paulo Suess é doutor em teologia, assessor do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e e administra cursos e aulas em vários países na área de sua especialização: missão, inculturação, questão indígena, religiosidade popular, diálogo inter-religioso, relação entre questões filosóficas modernas e teologia.

Quer saber mais sobre a biografia do padre Paulo Suess e, ainda, ler alguns artigos interessantes? Clique AQUI.


No final desta página, você terá acesso ao projeto “A causa indígena é de todos nós” e à programação completa preparada para as turmas do 6º ano do Ensino FundamentalAlém disso, trouxemos abaixo alguns vídeos produzidos pelo Itaú Cultural com depoimentos e histórias indígenas.

Para assistir mais vídeos como esses, acesse a playlist do Itaú Cultural, em seu canal do YouTube, clicando AQUI. 

PDF

Acompanhe a programação completa.

Download do PDF

Compartilhe: