Para além de uma educação que forma cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, buscamos exercitar nos estudantes, diariamente, atitudes empáticas.
Além da formação para professores, os pais recebem orientações para conduzir os filhos de modo a estabelecerem relações mais humanas e, assim, contribuírem para um ambiente escolar saudável e ético.
Semanalmente, os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos participam de duas aulas de Convivência Ética, orientados por um professor Tutor.
Durante as aulas, os alunos realizam assembleias e vivenciam dinâmicas que têm como princípio básico o diálogo e que possibilitam o conhecimento do processo de transformação necessário para que eles possam respeitar a si mesmo e ao outro.
Para exercer sua função, o professor tutor participa de Encontros de Formação, realizados uma vez por mês, com a equipe de pesquisadores da Unesp, da Unicamp e do GEPEM.
Além dos encontros realizados, especificamente, para eles, os tutores participam ainda, juntamente com a equipe do seu segmento, de outro encontro de formação, promovido também, mensalmente no Colégio, com o objetivo de refletir sobre temas relacionados à Convivência Ética.
O Programa de Convivência Ética também foi implantado no Colégio Agostinho Nova Lima e, em breve, estará nas unidades Contagem e Gutierrez.
O Programa de Convivência Ética tem o apoio do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral e de pesquisadores da Unesp e da Unicamp.
Coordenação:
Professora Rosália Jaquelina de O. Campos
rosalia.campos@santoagostinho.com.br
(31) 2125-6944