Programa


Convivência Ética

Uma convivência harmoniosa de cuidado e de respeito ao outro

O Programa de Convivência Ética foi implantado pelo Colégio Santo Agostinho, em 2019, visando à melhoria do clima escolar, da qualidade das relações e, consequentemente, a redução dos problemas de convivência e promoção da Cultura da Paz.

Idealizado com o apoio do GEPEM – Grupo de estudos e pesquisa em Educação Moral e de pesquisadores da Unesp e Unicamp, o Programa engloba várias iniciativas, dentro e fora da sala de aula, em busca de uma convivência harmoniosa, de cuidado e de respeito ao outro.
01
Imagem sobre as vantagens do programa Convivência Ética
02

Estudantes, escola e famílias protagonizam a Cultura da Paz

Para além de uma educação que forma cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, buscamos exercitar nos estudantes, diariamente, atitudes empáticas.

Além da formação para professores, os pais recebem orientações para conduzir os filhos de modo a estabelecerem relações mais humanas e, assim, contribuírem para um ambiente escolar saudável e ético.

03

Como funciona

Semanalmente, os alunos do 1º ao 9º ano participam da aula de Convivência Ética orientados pelas professoras regentes ou por um professor Tutor.

Durante as aulas, os alunos realizam assembleias e vivenciam dinâmicas que têm como princípio básico o diálogo e que possibilitam o conhecimento do processo de transformação necessário para que eles possam respeitar a si mesmo e ao outro.

Para exercer sua função, o professor tutor participa de encontros para planejamento e organização, realizados uma vez por mês, com a equipe de pesquisadores da Unesp, da Unicamp e do GEPEM. 

Além dos encontros realizados, especificamente, para eles, os tutores participam ainda, juntamente com a equipe do seu segmento, de outro encontro de formação, promovido também, mensalmente no Colégio, com o objetivo de refletir sobre temas relacionados à Convivência Ética. 

O Programa de Convivência Ética também foi implantado em todas as Unidades do Colégio Santo Agostinho (Nova Lima, Contagem e Gutierrez).

Equipes de Ajuda

Em 2022, 90 alunos do 6º ao 9º ano receberam formação com a equipe do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral e de pesquisadores da Unesp e Unicamp) para participarem das Equipes de Ajuda – grupo de estudantes que atua e trabalha para que a convivência seja mais positiva na escola. Nas Equipes de Ajuda, os estudantes prestam apoio aos colegas, escuta-os quando eles têm problemas e ajuda-os a resolver conflitos mediante estratégias cooperativas, colaborativas e de entendimento. Em suma, as Esquipes de Ajuda procuram prevenir conflitos ou estabelecer meios para que estes se resolvam de forma pacífica.

Clique aqui e saiba mais sobre o grupo. 

INFO

O Programa de Convivência Ética tem o apoio do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral e de pesquisadores da Unesp e da Unicamp

CONTATO

Coordenação:

Professora Rosália Jaquelina de O. Campos

rosalia.campos@santoagostinho.com.br

(31) 2125-6944