Projeto: “A sustentabilidade e as relações de pertencimento à cidade” é apresentado aos alunos do 9º ano
A abertura do projeto “A sustentabilidade e as relações de pertencimento à cidade”, EF foi realizada no dia 27 de março, no Teatro Santo Agostinho.
O projeto, que será desenvolvido durante todo o ano pelos professores e alunos do 9º Ano EF, aborda o conceito de sustentabilidade a partir das dimensões social, econômica e ambiental urbana, buscando reflexões que apurem o grau de pertencimento do indivíduo em relação às práticas sociais e plurais em diferentes espaços em Belo Horizonte e arredores.
Contexto social e histórico da cidade
O conceito de sustentabilidade está além do que compreendemos como ecológico e ambientalmente correto; a ideia também inclui os interesses públicos e universais da dimensão socioeconômica.
Sob essa perspectiva, na abertura do Projeto, a professora Karina Magalhães, fez uma retrospectiva histórica da formação da capital mineira desde a fundação do Arraial Curral Del Rei, no início do séc XXVIII. Segundo ela, o modelo imposto pelo planejamento urbano da atual BH já foi em sua formação excludente, segregando impositivamente as classes populares para os bairros de periferia.
Karina citou um estudo realizado por professores, pós-graduandos e estudantes da UFMG que encara o problema de desigualdade na capital mineira. A pesquisa, por meio de uma análise territorial, explicita a desigualdade do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em diversas regiões da cidade, levando em consideração a longevidade, educação e renda.
Pensar nessa desigualdade inicia a reflexão, proposta pelo Projeto, sobre a realidade vivida por diferentes grupos sociais e possibilita aos nossos alunos repensarem as construções de vida e do espaço urbano para além do âmbito escolar e do cotidiano familiar.
Desenvolvimento do trabalho
O projeto amplia o conceito de sustentabilidade abordando o equilíbrio das relações entre o ambiente estudado e a ação humana. Dessa maneira, apoia-se o entendimento das distintas vivências a partir das formas de produção socioespacial, de consumo, de habitação, de comunicação, de alimentação, de transporte e de tantas outras inter-relações que abordam os valores éticos e democráticos de todos os cidadãos.
No desenvolvimento do Projeto, os alunos realizarão trabalhos de campo em alguns locais de Belo Horizonte: Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, o Assentamento Eliana Silva, a Estação de Tratamento das Águas Fluviais - ETAF, a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável – ASMARE e a Praça Sete.
Serão estudados e analisados o contexto histórico aspectos arquitetônicos, urbanísticos, socioeconômicos e socioculturais e, a partir daí, desenvolvido um olhar mais profundo sobre a realidade urbana e a construção de uma cultura sustentável. A conclusão do trabalho, será apresentada na Semana da Sustentabilidade, por meio de produções digitais dos alunos.
Durante este ano, acompanhe o desenvolvimento do Projeto pelo site e Redes Sociais do Colégio (Facebook, Instagram).