O Álbum de figurinhas sobre os grandes grupos de Seres Vivos (bactérias, protistas, fungos, vegetais e animais) foi um dos instrumentos pedagógicos utilizados ao longo deste ano por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental no Colégio Santo Agostinho.
A conquista das figurinhas ocorreu de maneira gradativa após os estudantes cumprirem com diversos desafios propostos pelos professores Diego Marquioli (Ciências), Esther Bittencourt e Maria Fernanda (Investigação Científica). O desempenho em atividades avaliativas e a realização de tarefas acadêmicas, tanto em casa quanto em sala de aula, foram alguns dos critérios utilizados.
Para descobrir as páginas corretas para colar as figurinhas, os alunos tiveram que analisar as imagens e encontrar as características típicas de cada grupo de seres vivos. O livro didático de Ciências e outros materiais sugeridos pelos professores foram as principais fontes de pesquisa utilizadas na investigação.
Com esse instrumento pedagógico baseado em metodologias ativas, estudar os grandes grupos de seres vivos ficou ainda mais gratificante, produtivo e divertido!
Os professores ficaram muito contentes com o empenho e dedicação de todos os estudantes e parabenizam de forma especial aqueles que conseguiram completar o álbum em um único dia.
“Fazer o álbum de Ciências foi um meio didático, lúdico e proveitoso para o ensino.”
O álbum de figurinhas foi um grande incentivo para que os alunos pudessem estudar sobre o conteúdo trabalhado em sala. Confira a seguir como foi a experiência para os estudantes.
A experiência de fazer esse álbum foi muito divertida. Me fez querer participar mais ainda das aulas, fazer os deveres e responder às perguntas. Foi um “caça-ao-tesouro”, só que com figurinhas! Vou me lembrar para sempre dessa atividade. JULIA GONÇALVES (7ºB)
O álbum de figurinhas de ciências me incentivou a fazer mais para casas, estudar mais e fazer as atividades em sala. LUCAS MUZZI (7ºC)
O projeto do álbum de figurinhas sobre a diversidade de espécies e classes de seres vivos foi fantástico! Além de todo conhecimento adquirido na prática, me diverti com as trocas de figurinhas e tivemos a oportunidade de interagirmos entre nós alunos e nos envolvermos mais com o conteúdo. Quero agradecer ao professor Diego Marquioli e as professoras Esther Bittencourt e Maria Fernanda Tolentino por criarem um projeto tão rico em aprendizagem. THAYLA SILVEIRA (7ºD)
Eu achei que o álbum ajudou muito na aprendizagem sobre os seres vivos, ajudando a decorar a que filo cada um pertence e em que ordem eles foram surgindo. Quando foi ensinada a matéria na sala de aula, ficou muito mais fácil depois de já ter visto um pouco do álbum. Além disso, ele motivou muitos alunos a fazerem as atividades da sala de aula e os para casas para ganhar figurinha em troca. O álbum também nos trouxe momentos muito divertidos como as horas de colar e trocar figurinhas. Foi algo que ajudou na escola de uma maneira divertida. ISABEL FRANCA (7ºD)
O álbum de ciências tornou o aprendizado sobre os reinos dos seres vivos mais compreensível, interativo e completo. Primeiramente, nas aulas expositivas sobre o assunto, o material ajudou no mapeamento e na sintetização do conteúdo. Durantes as práticas, o "livrinho" foi essencial para relembrar alguns conceitos e para assimilar os seres com as suas respectivas características. Além disso, as figurinhas causaram uma competição saudável e estimularam a cooperação dos estudantes para o término de todos eles. MARIANA ANDRADE (7ºE)
O álbum de ciências é uma ferramenta divertida que contribui muito para o aprendizado. Ele, por exemplo, ajuda a fixar de maneira prática e dinâmica o conteúdo visto em sala de aula e a aprender com mais facilidade as características visuais de cada grupo de seres vivos. Além disso, o instrumento favorece o convívio com os colegas no momento da troca de figurinhas. Portanto, a experiência com o álbum foi ótima. ISABELA ANDRADE (7ºF)
Para mim o álbum foi uma excelente ferramenta educativa, ele me auxiliou no reconhecimento de imagens de diferentes grupos e classes, também me fez pesquisar e aprofundar em diferentes aspectos para "matar" a minha curiosidade de descobrir onde a figurinha se encaixava. Foi muito legal ter essa fonte de interação principalmente na hora das trocas, só senti falta de figurinhas raras que dificultassem um pouco que as pessoas completassem o álbum, mas no geral achei uma das ferramentas mais educativas e divertidas ao mesmo tempo. GABRIEL PEREIRA (7ºF)
Trabalhar com o álbum de ciências foi uma experiência muita boa. Ele propôs uma interação com meus colegas de sala ao invés de me restringir somente ao meu grupo de amigos no momento de troca das figurinhas. Também contribuiu para quando fui estudar a classificação dos seres vivos, pois tive um bom tempo de contato com as principais características de cada reino sendo mais fácil na hora de aprofundar no conteúdo. O álbum fez com que eu me esforçasse mais na matéria de ciências para conseguir notas melhores e não deixasse de fazer os deveres escolares, para conseguir mais figurinhas. JOÃO GABRIEL AMARAL (7ºF)
Fazer o álbum de Ciências foi um meio didático, lúdico e proveitoso para o ensino. Acredito que o fato de as figurinhas terem sido distribuídas como recompensas por tarefas concluídas, por exemplo, foi uma ótima forma de incentivar os alunos. Além disso, o álbum acabou se tornando um material de estudo, pois em cada página há informações sobre reinos/classes dos seres vivos e fez com que nós, alunos, tivéssemos que identificar as características de cada ser e colá-los nas páginas corretas. Outro ponto positivo desse álbum de figurinhas é a presença das imagens, pois a associação de ilustração e conteúdo facilita o entendimento e memorização da matéria. Sendo assim, essa atividade foi extremamente divertida para mim e imagino que para meus colegas também. Ela reuniu duas coisas que eu amo: colecionar (nesse caso figurinhas) e a área da Biologia! LAIS FARACO (7ºG)