Notícias

09 de junho de 2022

Núcleo de Pastoralidade realiza Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no Colégio Santo Agostinho

Durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC), de 30 de maio a 3 de junho, idealizada pelo Núcleo de Pastoralidade, ações e atividades pedagógico-pastorais foram realizadas da Educação Infantil ao Ensino Médio, tendo como fio condutor a água como dom divino, direito humano e bem-comum.   

Exposições, rodas de conversa, leitura orante, acolhida especial, Celebração Ecumênica e muitas outras atividades foram realizadas com nossos alunos para refletirmos sobre o tema da SOUC: “água nossa de cada dia: novas formas de cuidar e proteger o patrimônio da humanidade!”. 

Nos corredores do Colégio: uma ambiência especial e reflexiva 

Instalações Artísticas e Exposição interativa 

Confira a seguir as instalações Artísticas e exposição interativa concebidas pelo professor de Arte, Marcos Bonfim. 

Painel “Rios Voadores”

A professora Kennya Ramalho Luz apresentou “Rios Voadores”, um painel criado com o protagonismo dos estudantes do 1º ano. 

Leitura Orante: vivenciando a espiritualidade Agostiniana

Para que a vivência da espiritualidade agostiniana pudesse ser contemplada em sua essência a partir da proposta do SOUC, o Núcleo de Pastoralidade, junto ao Gruca – Grupo de Convivência Agostiniana, propôs momentos de leitura orante por diferentes pontos do Colégio aos alunos e familiares.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio: estudantes refletem sobre a Água

Durante a SOUC, o tema foi trabalhado em todos os segmentos, resultando diversos trabalhos visuais, pesquisas e reflexões sobre o assunto. Pelos corredores do Colégio, pudemos conferir algumas das produções dos nossos alunos.  

Roda de conversa no Teatro Santo Agostinho

Os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio foram convidados para bate-papo, no Teatro Santo Agostinho, sobre a Água - dom divino, direito humano e bem comum. Participaram, a diretora institucional, Aleluia Heringer, o coordenador institucional do Núcleo de Pastoralidade, Jonathan Felix, a analista de Pastoralidade e professora de Ensino Religioso, Janaine de Jesus e o professor de Ensino Religioso, Renato Daniel Faria.

Em sua reflexão, Aleluia citou o provérbio indígena “Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro.” E reforçou: “Nós sempre lançamos a semente, mas nunca em vão. Vocês serão responsáveis pela mudança. Se não forem vocês, quem serão?” Aleluia também apresentou alguns exemplos de como o Colégio contribui ativamente para reduzir os impactos gerados pela poluição.

Estudantes do 1º e 2º anos desejam água limpa para todos

A professora de Ensino Religioso do 1º e 2º anos, Jacqueline Crepaldi, levou os alunos para um passeio pelo Colégio, da sala de aula até a Capela, para observar as exposições, instalações e os jardins da escola.

Ao chegar na Capela, os estudantes viram uma fonte dos desejos e pediram para que toda humanidade tenha água limpa. Ao final da visita, os alunos se deitaram no chão para ouvir o som da água e agradecer.

Nosso Lixo!

Você sabe quanto de lixo se produz em um dia no Colégio? 

O Colégio coleta cerca de 400 sacos de lixos por dia. Isso é muito, não é mesmo? Para conscientizar e mobilizar a comunidade educativa, parte do lixo foi depositado na rodela do Colégio.

1 minuto de silêncio!

No último dia da SOUC, toda a comunidade educativa foi convidada a fazer 1 minuto de silêncio, buscando uma reflexão sobre a importância da água no nosso cotidiano, percebendo que, juntos, podemos ser agentes transformadores do mundo.

Confira, abaixo, fotos da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no Colégio Santo Agostinho - Belo Horizonte:

Compartilhe