Notícias

01 de maio de 2023

Mostra En(cantos) Literários celebra a arte das palavras no Colégio Santo Agostinho

Entre os dias 10 e 14 de abril, a equipe das Bibliotecas e a Gestão Pedagógica do Colégio Santo Agostinho - BH realizaram a Mostra En(cantos) Literários, um evento que reuniu escritores, poetas e amantes da literatura para celebrar a arte das palavras.

A mostra contou com diversas atividades relacionadas à literatura, como exposições interativas; feira de livros com a presença da Livraria de Rua e da Editora Aletria; ponto de leitura para troca de livros e bate-papos sobre o universo literário.

Além disso, as famílias, estudantes e colaboradores do Colégio também puderam apreciar uma exposição de projetos dos estudantes inspiradas em trechos de livros e poesias. 


Palestras e Rodas de Conversa

En(cantos) Literários trouxe uma programação diversificada com palestras e rodas de conversa sobre literatura, arte e educação. No dia 12 de abril, Leo Cunha, autor de mais de 60 livros, participou de uma roda de conversa sobre a relação do livro com o leitor, enquanto Mariângela Haddad, escritora e ilustradora, falou sobre "desenhos que contam histórias". Em seguida, Ângela Leite de Souza, renomada poeta e escritora, abordou o tema "a poesia pede passagem". Já Rochel Montero, químico e autor de livros didáticos sobre biologia, discutiu a conexão entre pais e filhos por meio da ciência.

No dia seguinte, 13 de abril, Igor Amim, educador audiovisual e empreendedor criativo, conduziu um bate-papo sobre "como educar as crianças no mundo das telas?". Encerrando a programação, a autora, editora e contadora de histórias Rosana Mont'Alverne realizou um debate sobre a descoberta da literatura na infância, abordando a importância da palavra oral na formação de leitores.

A abertura das rodas de conversa contou com a contação de histórias da especialista em arte-educação da palavra oral à escrita, gestão cultural e alfabetização, Sandra Lane.

Ao final das palestras e rodas de conversa, os convidados puderam apreciar lindas músicas do Projeto Stradivarius.

Uma experiência de aventura e fantasia

Na Mostra, os estudantes do 8º ano criaram uma apresentação para os pais vivenciarem as aventuras e as fantasias do livro O Hobbit. A partir da leitura e dos estudos sobre o livro nas aulas de Língua Portuguesa, eles criaram o roteiro, as encenações, o cenário e até o figurino! Cada turma se dedicou a contar uma parte da história, criando um trajeto para os familiares percorrerem até encontrarem o tesouro!

“Um verso a cada passo: poesia na estrada real”

Durante a semana, os visitantes puderam conhecer a exposição das ilustrações originais do livro "Um verso a cada passo: poesia na Estrada Real", de Ângela Leite de Souza. As famílias foram convidadas a mergulhar na poesia e na história da Estrada Real.  Os poemas do livro são emocionantes e as ilustrações, feitas com colagens de tecidos e materiais de costura ou bordados, mostram os caminhos, cidades e detalhes das margens da Estrada de forma colorida e fiel.

Dê o play no vídeo abaixo e confira um pouco mais da Mostra. 

Compartilhe