Notícias

01 de novembro de 2021

Mostra de Profissões: abrindo as portas para um futuro de realizações

A Mostra Virtual de Profissões 2021, realizada em outubro, contou com palestrantes voluntários de diversas áreas do mercado: médicos, engenheiros, arquitetos, psicólogos, educadores físicos e muitos outros. Os palestrantes foram convidados para contar um pouco aos estudantes sobre suas atuações como profissionais e sanar dúvidas em rodas de bate-papo on-line.

Na abertura do evento, os gestores pedagógicos do Colégio Santo Agostinho - Aparecida Debona (CT), Renato Daniel (BH) e Renata Vidal (NL) reforçaram o quanto o Colégio está empenhado em apoiar os jovens neste momento tão importante de escolha profissional.

“Desde crianças imaginamos o que queremos ser, o que queremos fazer, temos muitos sonhos: ser bombeiros, médicos, astronautas... A escola nos ajuda a cultivar e a refinar esses sonhos. Nos ajuda a encontrar um propósito, sistematizando conhecimentos que funcionarão como aporte em nossas escolhas” iniciou Aparecida Debona.

O gestor pedagógico da Unidade BH, Renato Daniel, acrescentou que a Mostra de profissões é um momento de encontro que possibilita falar de um aspecto muito importante em nossas vidas, que é a profissão. E fez um questionamento aos estudantes: “Qual é o seu desejo? Cuide dele pois ele se realiza. (A Mostra) poderá aguçar e alinhar o seu desejo. É uma forma de alargar a visão sobre a vida, sobre os contextos sociais e sobre como queremos interferir positivamente no mundo. Pensar uma profissão é pensar o nosso projeto de vida.”

Renata Vidal, gestora pedagógica da Unidade Nova Lima, convidou os alunos a aproveitarem ao máximo a Mostra e finalizou com uma mensagem de esperança para que os estudantes possam unir os desejos pessoais às necessidades do mundo.

Soft, hard e liquid skills: habilidades essenciais no mercado de trabalho

Também na abertura da Mostra de Profissões, Marcela França - Coach de Carreira, Professora em MBAs e Empreendedora Digital - falou sobre quais habilidades os estudantes precisam buscar desenvolver para uma trajetória de sucesso.

“Para uma escolha assertiva precisamos de dois aspectos: conhecer o mercado de trabalho e o autoconhecimento. Precisamos conhecer o mercado, as profissões exercidas atualmente e quais serão as profissões do futuro. Além disso, precisamos conhecer os nossos pontos fracos e fortes, para que possamos pautar as nossas escolhas no que a gente gosta.”

Marcela também falou sobre habilidades relevantes para o mercado de trabalho: Soft, hard e liquid skills. 

As hard skills diz respeito ao conhecimento técnico, profissional aprendidas ao longo da vida, por meio de cursos, capacitações, treinamentosworkshops, oficinas, entre outros.

As soft skills são as habilidades comportamentais, as competências subjetivas. Neste sentido, Marcela falou sobre a importância do Colégio no desenvolvimento dessas habilidades: “o Colégio com o preceito: Gente que forma gente, ajuda vocês a se tornarem pessoas melhores, do bem, colaborativas, com princípios e isso é muito valorizado no mercado de trabalho.

Marcela também falou sobre as Liquid skills ou competências fluidas que é a capacidade constante de aprender e desaprender o que não se considera mais adequado. Com a velocidade das transformações tecnológicas, essa capacidade será cada dia mais importante na vida profissional.

Confira a seguir, na íntegra, a abertura da Mostra de Profissões.

"A Mostra de Profissões foi uma experiência incrível"

A Mostra de Profissões contou com a participação de estudantes do Ensino Médio, de todas as Unidades do Colégio Santo Agostinho. Confira a seguir qual foi a importância deste evento por meio dos depoimentos de nossos alunos.

"A Mostra de Profissões foi excelente. Nós tivemos contato com pessoas altamente conceituadas que abriram novos horizontes para todos nós que estamos prestes a escolher qual caminho profissional seguir. Eu tenho convicção de que em algum momento da minha vida entrarei para a vida pública e política. E através da palestra do Fábio Finotti, eu tive certeza de que especializar-me em uma profissão do ramo é excepcional para que eu tenha êxito, e consiga também, contribuir, de alguma forma, para o desenvolvimento da nossa sociedade." LUCAS GABRIEL PEREIRA GONÇALVES - 2ª Série A - CSA BH

“A mostra de profissões foi uma experiência incrível, com ela eu consegui entender melhor qual área eu gostaria de seguir, qual curso combinava mais comigo. Eu acredito que ela fez muita diferença na minha vida, visto que antes de participar eu não estava certa para qual área seguir. Então queria agradecer por ter participado e dizer que estou muito feliz por ter finalmente encontrado algo que me fará feliz.” GIULIA LIZ FERREIRA CARDOSO - 2ª série A – CSA CT 

“A mostra de profissão foi uma oportunidade única, onde eu consegui me identificar com o curso que eu quero seguir na minha carreira profissional, sendo um momento de extrema importância, uma vez que essa a decisão irá interferir em toda a minha vida.” ARTUR MARQUES MORAIS - 2ª série A – CSA CT 

"As palestras da mostra de profissão foram muito interessantes, especialmente para mim, que não tenho muita ideia do que fazer na universidade. Eu já estava pensando na ideia de fazer relações internacionais, e depois da palestra do Oliver eu realmente fiquei animada e comecei a pesquisar mais sobre o curso, e estou considerando fazer RI depois que terminar o ensino médio! " DEBORAH BRONFEN COSTA – 2ª série C – CSA NL

Compartilhe