Notícias

22 de março de 2019

História, arte e literatura na visita da 3ª série à exposição: RAIZ AI WEIWEI

Alunos da 3ª série do EM conheceram um pouco mais sobre o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade e visitaram as obras do artista Ai Weiwei expostas no CCBB BH – Centro Cultural Banco do Brasil. A atividade interdisciplinar contou com a participação do professor de literatura, Fernando Santana, e do supervisor da série, Aloísio Fabiano.

O professor conduziu a visita com uma explicação histórica sobre a Praça, e as fachadas das edificações do entorno. O complexo, tombado em 1977 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), é composto por 14 instituições, dentre museus, centros de cultura e de formação, que mapeiam diferentes aspectos do universo cultural e artístico.

RAIZ AI WEIWEI

No CCBB, os alunos foram acompanhados por um instrutor que apresentou os trabalhos expostos com a explicação conceitual.

IMG-20190308-WA0030.jpeg

Ai Weiwei, nascido em Pequim (china) em 1957, é artista, arquiteto, fotógrafo e curador conhecido por seu engajamento na luta pelos direitos humanos. Considerado um dos artistas mais influentes da atualidade, Ai Weiwei expõe temas como: crise dos refugiados, questões ambientais, conflitos com o governo chinês, situações de perda de liberdade e o papel do artista perante causas políticas e sociais.

Para a exposição no Brasil, o artista viajou por diferentes cidades, nas quais trabalhou com artesãos, conhecendo a diversidade de tradições manuais e a riqueza de materiais utilizados em nosso país. Essa imersão possibilitou a concepção de obras que interligam as culturas chinesas e brasileiras, como por exemplo, a obra Sete Raízes, desenvolvida na Bahia com a descoberta de diversos fragmentos de raízes do pequi-vinagreiro, uma árvore milenar praticamente extinta na região.

A exposição está aberta à visitação até o dia 15 de abril.

 

 

Compartilhe
Agendar Visita agendar visita