Notícias

14 de julho de 2021

Fórum Agostiniano Estudantil | Pacto Educativo Global

No dia 7 de julho, estudantes do 8º ano à 3ª série do Ensino Médio de todas as unidades do Colégio Santo Agostinho e da Escola Profissionalizante Santo Agostinho protagonizaram o Fórum Agostiniano Estudantil, um encontro que faz parte da resposta da Sociedade Inteligência e Coração - mantenedora das unidades do Colégio e Obras Sociais Agostinianas - ao chamado mundial do Papa Francisco por uma educação humanista e solidária, em seu Pacto Educativo Global.  

Os estudantes, como parte do processo de cocriação do futuro, debateram sobre o tema: o que queremos crocriar como educandos? E o que queremos Cocriar com a aldeia agostiniana? As respostas nos orientam para uma educação prática e criativa para a vida, para o cuidado com a Casa Comum e todos os seres vivos, que seja facilitadora de sonhos e capacidade que esses adolescentes e jovens já possuem.

nuvem_palavras_.png

O evento, on-line, foi coordenado por pessoas de diferentes áreas e unidades da Instituição: Débora Michelotto, diretora da Escola Santo Agostinho (Bragança Paulista/SP), Jonathan Félix, coordenador do DEPAS do CSA Nova Lima e Fernanda Vidal, gestora do ilAli, Centro Agostiniano de Ecologia Integral, e contou com o apoio dos diretores de Ação Social e Pastoral, Clovis Oliveira, e Relações Institucionais, e ASG (Ambiental, Social e Governança), Aleluia Heringer.

O Fórum é, ainda, parte de um programa amplo da instituição chamado Aldeia que Educa, focado no diálogo, no encontro e na mobilização de todas as forças da comunidade educativa para uma educação integral da pessoa. Nesse Programa, estão previstos outros momentos de encontros com os estudantes, além de iniciativas para os outros membros de nossa Aldeia.

F-rum_estudantes.png

Pacto Educativo Global

O Pacto Educativo Global é um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade. Em 2019 o Pacto foi lançado no Vaticano e, desde então, todo o mundo tem se mobilizado para discutir e tornar o pacto algo concreto em nossas políticas educacionais e institucionais. 

Todas as instituições e pessoas que se identificam com este compromisso público, em profunda comunhão com o Papa, neste grande esforço global pela Educação mais aberta e inclusiva, em prol das atuais e das futuras gerações, assumem 8 compromissos. A Sociedade Inteligência e Coração assumiu os compromissos e você pode conferir quais são, assistindo ao vídeo:

 


Compartilhe