Notícias

18 de maio de 2021

Estudantes são convidados a serem multiplicadores da esperança

 “Vocês são o sal da terra.  Se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo?” (...)

“Vocês são a luz do mundo”. (...) Mateus 5: 13-14

Durante o Projeto Fé, Conforto e Esperança desenvolvido nas aulas Ensino Religioso, em abril, os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental refletiram sobre a importância de se vivenciar a empatia, a oração e o cuidado com o outro na vida, sobretudo, nesse momento de dor, que estamos vivendo devido à pandemia do Coronavírus.

O tema foi tratado também em uma live realizada com a participação de alunos, professores e convidados especiais da comunidade agostiniana. Apesar da seriedade e da profundidade da reflexão apresentada, durante a live alguns estudantes publicaram comentários indevidos, no chat.

Essa atitude negativa, porém, gerou uma nova reflexão com os alunos que se desdobrou em dois momentos: nas salas de aula com os professores, juntamente com a coordenadora de Ensino Religioso, Aline Machado, e em uma reunião do grupo de jovens GRUCA (Grupo de Convivência Agostiniana), com o tema Sementes Multiplicadoras da Esperança.

Foto3.png

Valores praticados no dia a dia

A música "Sementes do amanhã", do Gonzaguinha, inspirou o encontro do GRUCA que convidou, para participar desse momento, educandos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio que são lideranças em sala de aula e trazem consigo o testemunho de promoção da vida, pelo cuidado e pela solidariedade com o próximo.

Os adolescentes e jovens foram instrumentalizados por reflexões, sensibilização e aprofundamento de valores que já praticam em sua essência, sendo multiplicadores da esperança no seu dia a dia.

O encontro foi coordenado pelos jovens monitores do GRUCA, assessorados pelos Agentes de Pastoral que acompanham semanalmente o grupo. Muitos educandos convidados para essa reflexão no GRUCA continuam participando dos encontros semanais.

Por meio desse projeto, a Disciplina de Ensino Religioso, junto com o Depas - Departamento de Evangelização, Pastoral e Ações Sociais convida os estudantes para serem sal e luz onde estiverem!

No vídeo abaixo, estudantes multiplicadores da esperança falam sobre a importância da empatia, do cuidado e da solidariedade com o outro. Confira:

Compartilhe