Dia SUSA reúne famílias e educadores em busca da construção de relações mais sustentáveis
Pais, alunos e professores participaram do Dia Susa - Sustentabilidade Santo Agostinho realizado pelo GTeia – Grupo de Trabalho Envolvimento e Iniciativa Ambiental, na manhã do último sábado, dia 1º de junho, no Colégio.
Na abertura, o diretor Clovis Oliveira agradeceu a participação de todos, ressaltando a importância do envolvimento dos pais que atenderam ao convite da escola para vivenciar uma manhã de reflexão e prática sobre a Sustentabilidade, um dos valores da nossa instituição.
Lembrando o próprio significado da sigla GTeia, Clovis observou que o cuidado com a ecologia integral requer trabalho, envolvimento e iniciativa em busca de um mundo melhor para todos.
Após um breve momento de espiritualidade, conduzido por Rodolfo de Oliveira Silva, que é também membro do Depas, os participantes visitaram a exposição de fotografias “O que eles têm na alma”, no segundo andar da escola. As imagens da mostra fotográfica, feitas pela médica e fotógrafa Marilene Cardoso, retratam animais silvestres sobreviventes do tráfico e revelam a crueldade a que eles são submetidos.
Em seguida, foi realizado um lanche coletivo e, logo após, tiveram início as oficinas: minhocário; horta em pequenos espaços; e aproveitamento integral dos alimentos. Para as crianças, houve contação de histórias, na Biblioteca Monteiro Lobato. No entanto, algumas delas preferiram participar das oficinas junto com os pais.
A manhã de atividades contou ainda com uma Feira de Produtos Orgânicos exposta pelo Horta à Porta, que tem como missão fomentar a agricultura sustentável e agroecológica por meio do fortalecimento e do incentivo à alimentação saudável.
Ao avaliar o Dia Susa, o coordenador do Grupo de Trabalho, professor Renato Daniel disse que: "em meio a tantas ações e iniciativas do GTEIA - BH, o Dia SuSa foi um marco importante. Abrir a escola para que ela seja, de fato, lugar de construção coletiva faz parte de um projeto pedagógico que convida o outro à responsabilidade pela Casa Comum, pela construção de relações mais sustentáveis. E foi isso que vimos durante todo o dia! Muita gente unida e trabalhando em busca de um mundo mais fértil, menos desertificado”.