Notícias

20 de abril de 2022

Dia Nacional do Livro Infantil: bibliotecas do Colégio homenageiam Monteiro Lobato

“Ainda acabo fazendo livros
onde nossas crianças possam
morar! Monteiro Lobato

 

 

As bibliotecas das Unidades do Colégio Santo Agostinho estão a todo vapor!

Com a retomada das atividades nas bibliotecas do Colégio, os alunos estão desfrutando desses espaços fundamentais para a vivência estudantil. Leitura é prazer, conhecimento e experiência, por isso, o hábito de ler é sempre valorizado no nosso cotidiano escolar.

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil*, Monteiro Lobato será a referência principal de nossas bibliotecas. Nos meses de abril e maio, as obras desse grande escritor proporcionarão a imersão dos visitantes em fantásticas aventuras, por meio de exposições, atividades e sugestões de leitura.

Confira a seguir, como tem sido a participação dos estudantes nas atividades propostas pelas equipes das bibliotecas nas Unidades do Colégio.

Monteiro Lobato: o criador de histórias simples

“Durante sua infância, Monteiro Lobato passava horas brincando, subindo em árvores e pescando no riacho. Mas ele não dispensava um bom livro de aventuras, que lia na biblioteca de seu avô. Desde pequeno, escreveu para os jornaizinhos dos colégios que frequentou. Continuou escrevendo depois de formado em Direito e, em vez de trabalhar como advogado, tornou-se escritor, criando o ‘Sítio do Picapau Amarelo’. 
Mas o que tinham os seus livros de tão especial para transformá-lo em um dos maiores autores, inventor da própria literatura infantojuvenil no país? Cansado de fábulas importadas, ambientadas na Europa e traduzidas para o Português de modo confuso, Monteiro Lobato imaginou um cenário especial e bem brasileiro para seus personagens. E, para conquistar os leitores, contou histórias de maneira simples e direta, fáceis de compreender.”

(Trecho da introdução do livro “Reinações de Narizinho”, vol. 2, de Monteiro Lobato, ed. Globinho)

* O Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, marca o dia do nascimento de Monteiro Lobato. Uma homenagem ao escritor que se dedicou à literatura infantil no Brasil.

Compartilhe