Notícias

30 de novembro de 2020

Criatividade e diversão ampliam fronteiras na semana especial de atividades da 1ª e da 2ª série

 Mesmo dentro de casa, a 1ª e a 2ª série do Ensino Médio puderam ampliar fronteiras em uma semana com atividades especiais e interativas. Por meio de aulas on-line com temáticas diversas, que vão desde a astronomia, a mineiridade, a gastronomia e a poesia, nossos alunos puderam, ainda no ensino remoto, experimentar novas formas de aprendizagem.

“A criatividade e a diversão foram o norte para a criação e a realização dessa semana, que contou com a participação de professores, de alunos e de suas famílias, diminuindo a distância entre as telas dos computadores e dos celulares. Não há limites, mesmo em tempos de pandemia, para o ensino: é possível entender a propriedade dos combustíveis preparando uma tinta invisível, estudar história de Minas Gerais cozinhando um tropeiro ou lembrar a importância da arte em nossas vidas dançando, escrevendo e cantando”, afirma a supervisora da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio, Taís Tomaz.

Partilha, conhecimento e esperança

“O projeto Em casa sem fronteiras não poderia ser definido com outra palavra senão ‘sensacional’. Agradeço a todos os professores e organizadores que trouxeram a ideia dessa semana de atividades especiais e a fizeram acontecer. Tantos projetos incríveis que nos trouxeram conhecimentos para além dos limites dos conteúdos tradicionais. Tivemos aulas de culinária em inglês e espanhol com comidinhas deliciosas, além do famoso tropeiro acompanhado de toda uma narrativa da história de Minas. Aprendemos mais sobre o que comemos, várias particularidades biológicas e químicas dos alimentos com direito a experimento científico!

Falando em ciências não podemos esquecer sobre o jeito mais interessante de aprender mais sobre os assuntos da física: pondo a mão na massa e construindo uma fonte mágica (ou não tão mágica assim). Não dá para deixar de fora o grande torneio de jogos eletrônicos e nosso aprendizado sobre as diversas inovações no mercado de trabalho.

Para finalizar essa semana tão maravilhosa, nós participamos da oficina de escrita criativa, fiquei encantada em ouvir tantos contos e poemas dos meus amigos, foram revelados vários talentos ocultos que seguiram aparecendo durante a noite, no sarau. Esse foi um espaço de partilha, de acolhimento, de conversa, todos ali reunidos em um momento tão bom e necessário em um ano tão difícil.

Enfim, o que aprendemos nesses dias foi muito especial, não houve a rigidez de uma grade curricular, mas não deixou a desejar em carga de conhecimento e de algo tão importante: o contato mais próximo entre professores e colegas que tanto sentimos falta. Essa semana trouxe aquele sentimento de nostalgia dos velhos tempos e de esperança para nos reencontrarmos.

Maria Alice Soria da Cunha, 2° série – Turma B 

Confira, abaixo, algumas das atividades que fizeram parte da semana:

Como preparar o Guacamole: uma receita típica mexicana

Guacamole-2.png

O professor de Espanhol, Fabiano Amaral, convidou os alunos da 1ª série a pesquisarem sobre o Guacamole para, depois, prepararem juntos a receita, eu é tipicamente mexicana. Tudo indica que a iguaria foi inventada pelos astecas, que acreditavam que o abacate trazia mais energia para o trabalho e para as batalhas. Faz sentido, já que a fruta é rica em fibras, dá sensação de saciedade e evita a fadiga muscular pois combate os radicais livres que podem surgir após uma atividade física intensa.

Ingredientes

o    1 chumaço pequeno de Coentro (grossura 2 dedos)

o    1 colher de sopa de suco de limão

o    1/2 cebola

o    2 tomates

o    1 abacate sem caroço

o    1 colher de chá de sal

o    Pimenta a gosto

Modo de preparo

Pique a cebola, o tomate e o coentro. Amasse o abacate em uma tigela com o sal. Misture todos os ingredientes e regue com o suco de limão. Acerte o tempero com a pimenta no final.

 Desvendando a Astronomia 

Os professores Guilherme Kaeser, Matheus Pagy e Thiago Nacif realizaram um bate-papo com o aluno Leonardo Chiari, da 1ª série do EM,  que há cinco anos, criou no YouTube, o Canal Astronomia, onde divulga seus estudos e conhecimentos sobre a Astronomia. Buscaram, ainda, explorar o sistema Solar, suas descobertas, curiosidades e influencias no desenvolvimento na Terra. Além disso, mostram a construção de uma bússola simples (importância dos pontos cardeais); a construção de um relógio de Sol; como observar o Céu da nossa casa. Veja alguns trechos da aula, no vídeo abaixo:

 

Cozinhando sincronicamente 

 

Cook-a-Long.png 1111.jpeg MicrosoftTeams-image-1-.png

Os professores de Língua Inglesa, James, Tarso, Euler e Marice trabalharam o vocabulário de Inglês com os alunos, por meio de uma aula prática, em que apresentaram instruções do passo-a-passo para a confecção de receitas culinárias, que foram preparadas e executada por todos ao mesmo tempo.

Entendendo o que (não) vemos

Demonstrar algumas propriedades dos combustíveis a partir de experimentos inusitados. Foi esta a proposta da aula “Entendendo o que (não) vemos”dos professores de Filosofia e Química, Eduardo e Luciane Soares. Eles abordaram as relações entre a experiência individual e o método científico; exploraram a formulação de hipóteses e a busca de evidências a partir de experimentos. E, para demostrar seus ensinamentos na prática, colocaram fogo até em uma nota com a estampa do Logo Guará. Veja no vídeo.

COMER OU NÃO COMER, eis a questão

Comer-ou-n-o-comer-eis-a-quest-o.png

A relação entre alimento e produto alimentício foi um dos temas tratados na aula  “Comer ou não comer - eis a questão”, em que os professores Cláudia Cinara, Daniel, Géssy, Luciane e Mateus exploraram a leitura de rótulos, discutiram sobre os aditivos alimentares e realizaram, ainda, o experimento extração do DNA do morango.

Escape Game: inovação, mercado de trabalho 4.0 e educação 4.0

Os professores de Robótica Leandro e Natália convidaram os alunos para participarem do Escape Game. Por meio do jogo, eles buscaram associar as revoluções industriais com suas respectivas inovações e mudanças nas profissões; discutir a evolução temporal de habilidades para o Mercado de Trabalho e analisar como a Educação tem mudado para promover as habilidades do Mercado de Trabalho. Veja, no vídeo, trechos do jogo: 

 

Torneio LOL - Quem vence essa batalha?

jogo-complemento.jpeg

O Torneio LOL - jogo on-line eletrônico, do gênero batalha, que reúne diversos jogadores, foi organizado pelos professores de Educação Física, Juliana e Roberto. A competição despertou grande interesse dos alunos nesta Semmana especial de atividades. 

Memórias musicais 

Utilizando a música e a poesia como forma de memória afetiva (que despertam boas lembranças), alunos e professores realizaram uma espécie de show de talentos. Algumas apresentações contaram também com a participação das famílias, sendo que houve momentos em que a emoção tomou conta de todos. Veja alguns trechos do show, no vídeo abaixo:

A Maquiagem entre a Química e a História

A-maquiagem-entre-a-Hist-ria-e-a-Qu-nica.png

Nesta atividade, as professoras de Química e História, Andrea e Renata Andrade, realizaramjunto aos estudantes uma automaquiagem, ao mesmo tempo que abordaram as características químicas e históricas dos produtos usados. Na aula, utilizaram produtos como, protetor solar colorido, blush, bronzer/ iluminador, rímel, lápis, delineador, batom, corretivo, sombra, pincéis, cotonete, algodão, demaquilante.

A fonte mágica

Fonte.png

Nesta aula, o professor Humberto construiu, com os alunos, uma Fonte de Heron com o intuito de colocar em prática os conhecimentos de pressão, verificar os efeitos da pressão atmosférica, aprimorar habilidades manuais e estabelecer um paralelo com o sifonamento, que está presente em boa parte das instalações hidráulicas residenciais.

Feijão tropeiro e Mineiridade

Feij-o-Tropeiro-e-mineiridade.png

Analisar e discutir aspectos da mineiridade a partir da culinária mineira. Foi esta a proposta dos professores Verdin e Carlos Gomes ao prepararem um feijão tropeiro. Eles discutira aspectos da formação da sociedade em Minas Gerais e os elementos de sociabilidade e identidade presentes no ambiente da cozinha dos mineiros.

Oficina de Escrita Criativa  

A Oficina, com os professores Bárbara, Flávia, Fernando e Laura buscou aproximar os alunos da escrita literária, oferecendo a eles um espaço para que pudessem escrever de forma livre e criativa. Levando em consideração o tempo em que vivemos, as temáticas que nortearam tanto os textos motivadores, quanto os textos produzidos foram questões relativas à vivência em tempos pandêmicos: o estar em casa, o isolamento e a própria solidão.

  

Sarau

Solidão. Foi este o tema escolhido pelos professores Bárbara, Flávia, Fernado, Laura e Renato Pequeno para a realização de um lindo Saraou, que contou com a participação  dos alunos, familiares e professores.  Confira  alguns trechos da apresentação, no vídeo abaixo:

Compartilhe