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28 de julho de 2022

Compromisso com a sustentabilidade: estudantes do 9º ano vão a campo

O projeto “A Sustentabilidade nas Relações de Pertencimento à cidade”, desenvolvido pelos alunos e professores do 9º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo conhecer a Agenda 2030, permitindo uma análise crítica sobre a importância e viabilidade dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse sentido, é proposto aos estudantes conhecer diferentes paisagens de Belo Horizonte e de seu entorno, com a realização dos Trabalhos de Campo, que possibilitam uma reflexão, análise e articulação com os eixos norteadores do projeto. 

Por meio de uma análise mais depurada sobre a realidade vivida por diferentes grupos sociais, os alunos podem compreender as realidades da vida e do espaço urbano para além do âmbito escolar e do cotidiano familiar.

Durante o 1º semestre de 2022, os estudantes puderam ir a campo conhecer e analisar os locais sugeridos pelos professores para cada turma. Confira a seguir quais foram os locais visitados e os eixos norteadores baseados nos ODS. 

Turma A

Local visitado: APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
ODS 16: Paz, justiça e instituições eficazes: 
promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça a todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. 

 

Turma B

Local visitado: Ocupação Novo Paraíso
ODS 4: Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
 

 

Turma C

Local visitado: Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo 
ODS 10: Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
 

Turma D

Local visitado: Associação dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitável - ASMARE         
ODS 12:
Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

 

Turma E

Local visitado: Escola Profissionalizante Santo Agostinho - EPSA
ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

 

Turma F

Local visitado: Praça Sete
ODS 8: Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

 

Turma G

Local visitado: ilAli - Centro Agostiniano em Ecologia Integral   
ODS 15: Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir as florestas de forma sustentável, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
 

 

Turma H

Local visitado: Agrovila   
ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
 

 

Nos segundo semestre de 2022, os estudantes vão finalizar o projeto apresentando à comunidade escolar as conclusões relevantes construídas ao longo da pesquisa e na visita de campo, por meio de uma intervenção social. Essa intervenção será compartilhada na Semana da Sustentabilidade em uma Mostra de Trabalhos. 

Com a culminância do projeto “A Sustentabilidade nas Relações de Pertencimento à cidade”, espera-se conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da temática, alertando-a sobre a necessidade de adotar condutas efetivas por parte dos cidadãos globais. 

Você sabe o que é a Agenda 2030?

Agenda 2030 é um plano de ação global que agrupa 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, instituídos com o objetivo de erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, a partir das condições que o nosso planeta apresenta e sem afetar a qualidade de vida das próximas gerações.

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