Notícias

16 de agosto de 2021

Colégio Santo Agostinho inaugura novo espaço para a 3ª série do Ensino Médio

A 3ª série do Ensino Médio ganhou um novo espaço amplo, moderno e aconchegante, pensado estrategicamente para oferecer um ambiente agradável, com todos os recursos necessários ao conforto e ao bem-estar desses alunos, que se preparam para o Enem e outros vestibulares.

Localizado em prédio anexo ao Colégio, o novo espaço conta com salas amplas, bem-arejadas e equipadas com projetores multimídia interativos, que possibilitam aulas mais dinâmicas e participativas.

As novas instalações contam, ainda, com cabines para estudo individual, bem como mesas para estudo em grupo, socialização e convivência.

Seguindo os protocolos de saúde e segurança do Colégio e as orientações da Prefeitura de Belo Horizonte, as salas de aula estão preparadas para atender os alunos com sinalização e espaçamento de 2 metros entre as cadeiras.

Educar com inteligência e coração

No Dia do Estudante, 11 de agosto, Frei Luiz Antônio Pinheiro, Prior Provincial e presidente da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), conduziu a bênção ao novo espaço, juntamente com os demais religiosos da presidência da Instituição: os freis Eustáquio Alves Goveia, Jeferson Felipe Cruz, Márcio Antônio Vidal de Negreiros e Paulo Santos Gonçalves, além de representantes da diretoria do Colégio Santo Agostinho e da equipe pedagógica.

Frei Luiz Antônio Pinheiro incentivou os alunos a se inspirarem no legado de Santo Agostinho: “O nome da nossa mantenedora, Sociedade Inteligência e Coração, expressa a máxima de Santo Agostinho: a ciência sem amor só é orgulho. A ciência com amor é sabedoria. Que a luz que Deus colocou em cada estudante e em cada educador sirva para trazer uma nova sabedoria para o nosso grupo! Diante da missão profundamente cristã, humana e agostiniana de educar com inteligência e coração, que Deus abençoe vocês! Que, neste espaço, nossos educandos possam brilhar na sociedade com perspectiva para que o nosso mundo seja um mundo melhor, cada vez melhor! É um compromisso que nós temos com as gerações futuras.”

Durante a cerimônia, Clovis Oliveira, diretor institucional, lembrou que cada um dos andares do prédio recebeu nomes em homenagem a aspectos marcantes na vida de Santo Agostinho. O primeiro andar recebeu o nome de Espaço Madaura, cidade onde Santo Agostinho fez o ensino básico, e o segundo andar, o nome de Espaço Alípio, um dos melhores amigos de Santo Agostinho.

Uma homenagem à vida de Santo Agostinho

Espaço Madaura

IMG_3955-2.jpg

A cidade de Madaura (atual M’Daourouch, na Argélia) foi uma antiga colônia romana no norte do continente africano, no estado de Numídia. A cidade foi colonizada pelos romanos no final do primeiro século e era famosa por sua escola, que abrigava famosos professores. Foi nesse lugar que Agostinho realizou seus primeiros estudos de literatura e oratória, concluindo com 16 anos a sua preparação para iniciar o curso de retórica em Cartago. Em Madaura, o adolescente Agostinho se dedicou à leitura dos clássicos, apaixonando-se pelos belos poemas dos autores latinos.

O Colégio Santo Agostinho deseja que o Espaço Madaura seja de acolhida para os estudantes que passam por este momento tão importante na trajetória escolar. Que a estrutura possa favorecer o estudo e a preparação para o Enem e outros vestibulares! Juntos, fortalecidos e motivados, podemos superar todos os desafios. 

Espaço Alípio

IMG_3902-2.jpg

A amizade é um dos elementos mais importantes para descobrir a presença de Deus, entre nós. – Santo Agostinho 

Alípio nasceu em Tagaste (hoje Souk Ahras, na Argélia). Com Agostinho, partilhou os melhores momentos da juventude, da conversão, a vida religiosa e os labores apostólicos. Agostinho chama-o “irmão do meu coração”. Foi escolhido Bispo de Tagaste em torno de 394, antes que Agostinho fosse nomeado Bispo de Hipona. A morte de Alípio costuma ser datada de 430. Sua amizade com Agostinho e Possídio é exemplo de confiança e amorosidade para nós, evidenciando como podemos criar laços que edificam a nossa existência.

Que no espaço de convivência, localizado no 2º andar, os estudantes possam criar amizades duradouras, que durem a vida toda!

O espaço está incrível!

“O espaço está incrível, bem moderno e acolhedor. Eles pensaram nos alunos no momento de projetar. Tem salas individuais de estudo, que eu achei bem interessantes. Eu gosto muito de estudar no Santo Agostinho e gostei de ter a oportunidade de voltar para cá.” Estela Leão - 3ª série

IMG_3999-2.jpg

Os alunos da 3ª série estavam ansiosos pelo retorno ao Colégio. Desde o início da pandemia, as aulas estão sendo realizadas de forma remota. Após a liberação das aulas presenciais pela Prefeitura de BH, em agosto, os alunos puderam retornar ao Colégio e conheceram pela primeira vez esse novo espaço, projetado em 2020, durante o período de isolamento social.

Compartilhe