Notícias

21 de setembro de 2020

Bienal do Livro Online 2020- Somos feitos de histórias

Somos feitos de histórias

A nossa Bienal do Livro que ocorre a cada dois anos, com grande alcance e destaque por sua riqueza literária, artística e cultural, este ano está sendo realizada (de 21 a 25 de setembro), como o momento pede, em uma versão totalmente virtual.

Compartilhamos boas histórias e levamos conhecimento, cultura, arte e diversão até você através dos trabalhos produzidos por nossos alunos, com a orientação e o apoio dos professores e também das famílias.

Assim, preparamos: Feira de livros, Lives, Indicação de livros, Contação de histórias, poesia, Exposição virtual e muito mais!

Acompanhe a nossa Bienal do Livro também nas redes sociais.

 

Feira de Livros em Casa

Que tal se aventurar no mundo da literatura com a gente?  

Poesias, poemas, contos, fábulas, narrativas e muito mais compõem a diversidade das publicações que estão disponíveis em nossa estante virtual.  

Diversas editoras parceiras confirmaram presença oferecendo livros em papel e virtuais, com desconto, à nossa comunidade agostiniana.

Acesse aqui e veja as publicações que estão disponíveis.

Lives: bate-papo com autores e artistas

  • INCLUSÃO, um bate-papo sobre livro com duas escritas com Elizete Lisboa

 Dia 22/09 - 19h – assistir no Youtube

 Mediação: Jacqueline Crepaldi, professora de Ensino Religioso e Eri Alves, contadora de histórias

Elizete Lisboa é mineira, da cidade de Coluna, mas desde os 8 anos de idade mora em Belo Horizonte. Em 1998, formada em Letras e dando aulas de Português há quase trinta anos, resolveu se dedicar à literatura infantil.

Nesta live, ela vai nos explicar o que é um livro com duas escritas e nos contar sobre sua experiência com a leitura em braile. Elizete Lisboa é mineira, da cidade de Coluna, mas desde os 8 anos de idade mora em Belo Horizonte. Em 1998, formada em Letras e dando aulas de Português há quase trinta anos, resolveu se dedicar à literatura infantil.

Hoje os livros de Elizete Lisboa, com duas escritas (escrita à tinta lado a lado com o braille) são de grande importância para a criação de uma sociedade inclusiva no Brasil.

Neste bate-papo, vamos saber dela quais foram os seus livros preferidos na infância e porque ela se tornou escritora de literatura infantil. Vamos conversar também sobre o processo de produção dos seus livros, sempre com desenhos em alto-relevo, e como eles são recebidos pelas crianças cegas e pelas escolas de maneira geral.

Não perca!

 

  • História e melodia: uma conversa descontraída com Olegário Alfredo

Dia 23/09 – 19h – assistir no Youtube

Mediação: Carol Morais, professora de Artes; Eri Alves, contadora de histórias e Júlia Paes, aluna da 3ª série EM.

Vamos realizar um bate-papo descontraído, mas carregado de conhecimentos da nossa cultura popular, com Olegário Alfredo, um dos mais conhecidos autores de literatura de cordel de Minas.

Mineiro, de Teófilo Otoni, o cordelista tem mais de 150 títulos publicados com diversos temas. Além de poeta, haicaista, mestre de capoeira e rabequeiro, é também membro da Academia Brasileira de Cordel e da Academia de Letras de Teófilo Otoni.

Nesta live, ele vai contar pra gente como foi que descobriu o cordel, quando foi seu primeiro contato com os livretos, e o que é afinal, a literatura de cordel: se existe ou não uma estrutura diferenciada e quais são as técnicas utilizadas.

E, como não poderia deixar de ser, Olegário Alfredo vai ainda nos presentear com a leitura do cordel de Santo Agostinho.

Não perca!

 

  •  Dizeres Imperfeitos: um bate-papo com Felipe Ambrósio

Dia 24/09 – 19h – assistir no Instagram

Mediação: Carol Morais, professora de Artes

Felipe Ambrósio, mineiro de Belo Horizonte, é letrista, designer e ilustrador. Neste bate-papo, ele vai conversar com a gente sobre o projeto Dizeres Imperfeitos, de sua autoria, que traz frases tipográficas com letterings exclusivos.

Felipe Ambrósio trabalha na criação de letterings, desde 2014 e no ensino de técnicas de desenho de letras, desde 2015.

 Participe!

Ah! na página especial que criamos para a Bienal, você encontra ainda Contação de histórias,  indicação de livros e exposição virtual com os trabalhos dos nossos alunos. Acesse aqui.

 

Compartilhe