Notícias

16 de agosto de 2021

Alunos realizam a 11ª SIA – Simulação Interna Agostiniana

A 11ª edição da SIA – Simulação Interna Agostiniana foi realizada entre os dias 05 e 08 de agosto pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, inteiramente on-line, por meio da Plataforma Microsoft Teams.

Na noite do dia 05 de agosto, os alunos organizaram uma live pelo YouTube com a participação de um estudante de cada comitê, professores, ex-alunos e representante da Escola Superior Dom Helder Câmara, apoiadora do projeto. 

Na abertura, o gestor pedagógico, Renato Daniel, falou sobre o importante significado da SIA para os alunos, para a escola e para o mundo: “Falar na abertura deste grande evento é lembrar, sobretudo, do espaço que foi aberto a nós por eles que tanto contribuíram para um espaço de discussão; afinal de contas, o que seríamos sem os filósofos? Sujeitos que não colocariam o diálogo como premissa fundamental para combater a violência; sujeitos que não considerariam a ideia como grande criação da humanidade para resolver graves problemas que encontramos. Pois é pelo diálogo e pelas ideias que nós de fato contribuiremos para que o mundo seja mais feliz, um pouco mais justo e um lugar menos desértico à vida em todas as dimensões. É preciso que o movimento que será construído durante esses dias de debate, de diálogo, de concordância e de discordâncias seja, sobretudo, uma harmonia que foi composta por diversas notas diferentes. Que sejamos portadores dessa mensagem a um mundo que não quer conversar e debater ideias. Se não aprendermos pelas ideias e pelos conceitos, dificilmente transformaremos o coração humano.”

Os professores Luiz Cláudio de Paula (História) e Renato Pequeno (Geografia), que há 12 anos acompanham e apoiam os alunos na organização da SIA, também ressaltaram a importância da Simulação não apenas para o desenvolvimento acadêmico, mas também para o crescimento pessoal dos participantes. Eles também parabenizaram os alunos pelo envolvimento, engajamento e por conseguirem realizar o evento de forma remota. “Estamos sempre juntos, mesmo que distantes”, afirmou o professor Renato.

Ação solidária que modifica realidades

Neste ano, 100% do valor arrecado com as inscrições na SIA foi destinado ao projeto Juntos pela Vila, que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social da Vila Acaba Mundo, em Belo Horizonte.

Arte e Cultura na abertura da SIA

A cerimônia de abertura da SIA contou, ainda, com apresentações da Orquestra Stradivarius e do Grupo de Danças Folclóricas Sarandeiros do Colégio Santo Agostinho, além da participação do aluno Davi Leão, vice-diretor da CMA – Comissão Mista sobre Anistia. Confira as participações nos vídeos abaixo:

A SIA é realmente sobre pessoas

A Simulação Interna Agostiniana é apoiada pelos professores, mas especialmente conduzida pelos alunos. Por isso, é de grande importância ouvirmos deles sobre como tem sido essa experiência. Confira abaixo alguns dos depoimentos dos nossos estudantes, que demonstram amor e carinho pelo projeto.

O projeto SIA

A SIA – Simulação Interna Agostiniana é um projeto criado por alunos do Ensino Médio no qual eles têm a oportunidade de mergulhar no excitante mundo da diplomacia, em que seu poder de persuasão e oratória é arma fundamental para o sucesso do seu país! Nos três dias da Simulação, o aluno pode conhecer um pouco mais sobre os cursos de Relações Internacionais, Direito e Comunicação Social.

Durante a Simulação, os alunos têm, ainda, a oportunidade de vivenciar um novo ambiente, no qual eles se transformam em delegados, jornalistas e fotógrafos.

Aos alunos são atribuídos países, a serem representados pelos delegados, seguindo sempre sua política externa, a fim de melhor atender aos interesses daquela nação. O tema a ser discutido é denominado Comitê, e cada delegado pode escolher o comitê do qual deseja participar. Este ano foram organizados os seguintes Comitês:

• Agência de Comunicação: Redação Jornalística (atemporal)
• Conselho da União Europeia: Alternativas Sustentáveis para o Descarte de Lixo - Dupla (2018)
• Gabinete Militar: Guerra Civil Russa (1919)
• Liga das Nações: Movimento Sufragista (1926)
• Kerner Commission - Police brutality and structural racism - Dupla (1967)
• Comissão Mista sobre Anistia - Direitos políticos na redemocratização do Brasil - Dupla (1979)

Confira a abertura na íntegra

Dê o play, aumente o volume e confira na íntegra a abertura da Simulação: 

Compartilhe