Alunos da 1ª série recebem premiação pela produção de Curtas-metragens
Após um logo processo de pesquisas, elaboração de roteiros, palestras com o repórter Ricardo Soares, aulas e filmagens, foi realizada, no Teatro Santo Agostinho, a manhã de premiação dos curtas-metragens produzidos ao longo do ano pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio.
“Os alunos trabalharam arduamente e o resultado foi notável. Obviamente, a escolha não foi fácil, por isso, foi organizada da seguinte maneira: fizemos, primeiramente, a nossa Mostra Agostiniana de Cinema, no Teatro Santo Agostinho para que, posteriormente, os alunos votassem em seus favoritos, por intermédio de um formulário no Google Forms. Os professores também participaram do processo de votação, assim como o nosso colaborador do projeto, Ricardo Soares”, explica a professora de Produção de Texto, Raphaelle Silva.
Uma experiência enriquecedora
Os curtas-metragens possibilitaram a imersão dos nossos alunos no universo cinematográfico, temática abordada na redação do Enem de 2019. Além disso, o projeto possibilitou a convivência, a resolução de questões relacionadas ao universo do cinema, a colaboração entre salas, o questionamento de processos, o tratamento estético do texto, a pesquisa e o reconhecimento do aluno como cidadão imerso em um processo cultural. Foi um projeto de trocas, de laços, o qual vai ao encontro da missão agostiniana. Certamente, os alunos saíram diferentes dessa experiência.
Do Colégio para as Mostras de Cinema de Tiradentes e de Ouro Preto
Um dos nossos grandes frutos foi a possibilidade de enviar os curtas-metragens para as Mostras de Cinema de Tiradentes e de Ouro Preto. O simples fato de podermos extrapolar os muros da escola evidencia o significado do projeto para a série. Por meio dele, os alunos também foram capazes de se apropriar de espaços de cultura, de reverberar vozes estudantis para o universo do cinema.
“Com essa experiência como modelo, procuraremos sempre possibilitar aos nossos alunos outras vivências e trocas, acreditando na experimentação, na apropriação dos espaços de cultura, na formação cidadã dos alunos”, afirma a professora.
Premiação em oito categorias
Confira a lista abaixo:
Melhores atores
Marco Antônio Jardim Lage
Mateus Castagna
Melhores atrizes
Bárbara da Rocha Reis
Natália Poelman
Melhor figurinista
Miranda Fuzikawa
Melhor trilha sonora
Poison Gás
Caio Tomita, Auana Gaia e Eduarda Hellmeister
Melhores roteiros originais
Demônio do sono, de Ana Moura e Giulia Moura
Palavras tecem memórias, de Maria Thereza Amaral, Natália Araújo e Rodrigo Christo
Melhores edições de vídeo
Clarice Miranda
Thiago Assis
Pedro Henrique Pereira
Melhores filmagens
Clarissa Bicalho
Flávia Navarro
Melhor curta-metragem
O último arremesso
Para visualizar todos os curtas, acesse a playlist clicando aqui.