Notícias

13 de julho de 2021

A evolução do Universo sob a lente da nossa ex-aluna Carolina Spíndola

Os pesquisadores dizem que temos conhecimentos a respeito de apenas 5% do Universo, então, imaginem o quanto ainda temos para desbravar!  

Para propiciar desafios e descobertas aos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, oferecemos o Módulo Formativo Astronomia: a evolução do Universo. Nos encontros são propostos pesquisas e levantamentos de dados a partir do estudo de leis da física. 

Convidamos a nossa ex-aluna Carolina Spíndola a contar um pouco sobre sua vida acadêmica para os alunos do Módulo Formativo. Carolina é graduada em física, mestranda em Astronomia na IAG-USP e pesquisadora do Grupo Gaia GraL (Gravitational Lensing). 

Durante o encontro, ela explicou sobre o tema do seu mestrado: Lentes Gravitacionais. Estudar e observar os efeitos das lentes permite conhecer a evolução do Universo: ajustar parâmetros cosmológicos, pesquisar a idade do universo, a matéria escura e vários aspectos da astrofísica.  

Em sua pesquisa de mestrado, Carolina estuda imagens de múltiplos quasares, que são os objetos mais distantes no universo que podemos observar. “Eles vêm para contar a história do Universo para a gente”.  

Carolina conta que, ao conhecer as aulas de física e com a proximidade e amparo dos professores do Colégio tinha certeza de qual área seguir: “me encantei pela forma que o universo poderia ser explicado.” 

 

 

Compartilhe