Notícias

15 de julho de 2022

5ª edição de projeto realizado pelo 6º ano busca valorizar e respeitar a cultura indígena

Os povos indígenas nos inspiram a rever os sentidos da história e das práticas sociais, políticas e econômicas dominantes em nossa sociedade. Por esse motivo, é muito importante criarmos um espaço de visibilidade sobre a diversidade da expressão, da realidade e sobre as lutas vivenciadas por esses povos.

Em 2022, as disciplinas de Arte, História e Produção de Texto, em parceria com o Grupo Sarandeiros, realizaram a 5ª edição do projeto “A causa indígena é de todos nós”, nos meses de junho e julho.

O projeto propõe aos estudantes atividades que os permitem vivenciar a cultura dos povos indígenas e os seus saberes, para conhecer e respeitar as diversas formas de se estar no mundo.

Valorização da cultura por meio da dança

A abertura do projeto foi realizada no Teatro Santo Agostinho, com uma apresentação especial do Grupo Sarandeiros, que mostrou danças típicas da cultura indígena.

Após o espetáculo, os estudantes participaram de uma roda de conversa com ex-alunos, que contaram as suas experiências e aprendizados adquiridos sobre os povos indígenas. Esses ex-alunos já foram integrantes do Grupo Sarandeiros e estudaram a fundo a cultura indígena para apresentação das coreografias.

Conhecimento e prática

Durante os dois meses foram realizadas diversas ações - atividades práticas e teóricas - buscando aproximar os estudantes da cultura indígena.

Em História, além de refletir sobre os modos de viver dos primeiros habitantes do território brasileiro e os impactos de seu contato com os europeus, os estudantes debateram sobre o papel da cultura indígena na atualidade para a sociedade brasileira e os significados e desafios de manutenção de sua identidade cultural no Brasil do século XXI.

Nas aulas de Arte, os alunos estudaram sobre as pinturas corporais e quais são os seus significados e a partir daí, produziram pinturas utilizando a linha como elemento de construção. Também produziram tintas, tendo como elemento base, a terra e cestas utilizando materiais diversos.

Na disciplina Produção de Textos, solicitou-se aos alunos a produção de notícias a partir da apresentação do Grupo Sarandeiros.

Oficinas de Danças e Rituais indígenas

Também nas aulas de Arte, os estudantes participaram de uma oficina de dança e rituais indígenas com a convidada Aline Moura, professora de Dança e de Educação Física.

Foi um importante momento para se divertir e também aprender um pouco mais sobre a cultura dos povos indígenas.

Compartilhe