Notícias

21 de abril de 2021

3º ano participa de bate-papo com Luciana Salge, autora do livro Belo Horizonte em figurinhas

As turmas do 3° ano do Ensino Fundamental adotaram o livro Belo Horizonte em figurinhas, da autora Luciana Salge, mineira de alma e coração, para conhecerem um pouco mais sobre a história de Belo Horizonte, cidade que já tem mais de 100 anos de trajetória.

Para enriquecer esse projeto de leitura, as professoras convidaram a autora para um bate-papo on-line. Foi um momento delicioso, repleto de lembranças da época em que, no lugar de Belo Horizonte, existia um arraial onde as pessoas tinham uma vida pacata e simplória!

A meninada caprichou nas perguntas para a Luciana e, nesse bate-papo, descobriu que a autora demorou quatro anos para concluir o livro. "Foi um livro difícil de fazer porque precisou de muitos estudos, pesquisas e fotografias. Além disso, alguns temas que não faziam parte do projeto foram inseridos no final, como a culinária e o futebol", explicou a autora.

Morando, atualmente, em Brasília, Luciana veio a BH, especialmente, para rever os principais pontos turísticos da nossa cidade e pesquisar informações no arquivo público sobre a construção da nova capital. Muitos espaços mineiros foram fotografados pelo marido dela, André Piccinini, que, depois, tornaram-se figurinhas para serem usadas no livro. Segundo a autora, para realizar esse propósito, foi difícil selecionar o que dizer e o que fotografar, pois BH possui infinitos encantos.

O que faltou nesse bate-papo?!

 “Só faltou um delicioso café, acompanhado do nosso fiel pão de queijo mineiro. E, para as turminhas, ficou a vontade de ter mais um bate-papo”, observou a professora Lucimei, responsável pela organização do encontro, juntamente com a professora Cristiane.

A participação das crianças

As crianças participaram da aula com interesse e bastante entusiasmo. O aluno Thiago Oliver, da turma da professora Cristiane, por exemplo, fez questão de contar para Luciana Salge que tem um tio fotógrafo e que uma vez ele saiu, de bicicleta, fotografando a cidade.

Veja, no vídeo abaixo, trechos do bate-papo dos alunos com a autora.      

Compartilhe