Novo Ensino Médio: o que é?

O Novo Ensino Médio surge no cenário pedagógico brasileiro como promessa de outros horizontes para a educação básica, apontando para dimensões político-pedagógicas que trazem em seu bojo a ressignificação de pontos basilares do processo educativo, como a formação dos professores, a estrutura curricular e a metodologia.

Assim, somos convidados a fortalecer nossa convicção na construção de uma aprendizagem centrada no estudante, optando por um saber que não seja mero acúmulo de informações, mas constituído como autêntico direito de aprendizagem, auxiliando cada sujeito na mobilização de suas habilidades cognitivas e socioemocionais, capacitando os estudantes na resolução de demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

O Novo Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho

Nessa perspectiva, nós, Escola Agostiniana, apresentamos à sociedade o nosso Novo Ensino Médio. Por meio dele, reafirmamos o compromisso com uma educação inovadora, centrada no desenvolvimento integral do ser humano e comprometida com a vida em todas as suas dimensões. A partir de práticas metodológicas que valorizem cada estudante como autor de seu processo de aprendizagem, visamos garantir o espaço da escolha como constituinte fundamental na construção de um autêntico projeto de vida.

O nosso Novo Ensino Médio possibilita percursos personalizados, favorece o protagonismo e a autonomia do estudante, mantendo a excelência acadêmica e o investimento na formação humana. Ele tem a cara da juventude e o coração dos agostinianos. Uma proposta consistente, que assegura aos estudantes percursos de excelência e que lhes possibilita fazer escolhas com autonomia e acompanhamento. Mais oportunidades com a confiabilidade de sempre.

Diferenciais do MAIS Ensino Médio

Escolhas

Trabalhamos o autoconhecimento e autonomia de nossos estudantes, para que, durante o percurso do Ensino Médio, sejam capazes de fazer escolhas mais assertivas, considerando suas intenções e potencialidades.

Oportunidades

Uma proposta consistente, que assegura aos estudantes percursos de excelência e que lhes possibilita fazer escolhas com autonomia e acompanhamento. Mais oportunidades com a confiabilidade de sempre.

Aprofundamento

Criamos condições para que os jovens invistam em conhecimentos convergentes com seus anseios e afinidades, desenvolvendo, de forma mais efetiva, os potenciais de cada estudante.

Práticas

Estreitamos a relação entre teoria e prática a partir de propostas metodológicas que privilegiam a análise, resolução e aplicação em situações reais, desenvolvendo, assim, competências que possibilitam aos estudantes mobilizarem seus conhecimentos para atuar na sociedade.

Autonomia

Estabelecemos uma relação de mediação da aprendizagem com o estudante, estimulando-o a desenvolver sua autonomia, colocando-se como protagonista de seu processo de construção de conhecimento e responsabilizando-se por suas escolhas, erros e acertos.

Inovação

Metodologias inovadoras capazes de desenvolver nos estudantes competências necessárias ao enfrentamento dos desafios contemporâneos, sendo capazes de mobilizar saberes técnicos e emocionais para lidar com a diversidade e instabilidade.

Projeto de vida

Reunimos no “Programa de Ensino - Projetos de Vida Agostinianos” elementos e metodologias da nossa tradição, capazes de responder com diferencial estratégico, criatividade e inovação aos anseios contemporâneos que exigem uma 'alfabetização de futuros' e construção de Projetos de vida que impactem e construam uma 'nova Cidade'.

Elementos que estão profundamente presentes na trajetória de Santo Agostinho e que oferecem um caminho para que as nossas crianças, adolescentes e jovens se conheçam e construam um caminho para serem felizes. Uma educação para a interioridade, a vida em comunidade e o serviço à humanidade.

Os Projetos de Vida Agostinianos atuam no desenvolvimento de três dimensões da existência humana.

Dimensão Pessoal

1

Relacionada aos processos de construção das identidades e ao desenvolvimento do autoconhecimento, do autoconceito e da autoestima. É no trabalho com a dimensão pessoal que os estudantes aprofundam seus questionamentos sobre quem são, como querem viver, quais são seus desejos, gostos e habilidades.

Dimensão Social

2

Diz respeito às interações que o sujeito estabelece com as outras pessoas e com o contexto em que vive (sua família e sua comunidade, por exemplo), na perspectiva do bem comum, da corresponsabilidade e do engajamento transformador com o meio. É na dimensão social que se revela o cuidado com a vida coletiva e com causas presentes e futuras.

Dimensão Profissional

3

Refere-se à construção de um olhar complexo sobre os aspectos que envolvem o mundo do trabalho, como: o que é ser profissional na contemporaneidade; os vários campos de atuação profissional; os dilemas que envolvem o mercado de trabalho; as relações éticas e interpessoais no contexto profissional.

Conheça as Eletivas

Eletivas são unidades curriculares de livre escolha dos estudantes, com duração de um semestre cada, que lhes possibilitam experimentar diferentes temas, vivências e aprendizagens, de maneira a diversificar e enriquecer o seu Itinerário Formativo. Conheça as eletivas da Unidade BH:

Introdução à patologia: da sala de aula à clínica médica

Presencial Semestral

De caráter teórico-prático e a partir do estudo de conceitos básicos em fisiopatologia, este módulo formativo visa aprofundar os conhecimentos dos estudantes em temas como lesões gerais a nível celular e tecidual que são comuns a diferentes doenças, alterações patológicas, processos degenerativos, processo de inflamação, cicatrização, regeneração e processos neoplásicos que possam desencadear tumores e cânceres. Os conhecimentos adquiridos serão consolidados através de exercícios, observação e comparação de preparações macroscópicas ou microscópicas saudáveis e doentes, estudos de casos clínicos, leitura de artigos científicos, dentre outras práticas.

Automação Residencial

Presencial Semestral

A eletiva de Automação Residencial pretende proporcionar aos estudantes uma imersão na cultura digital e no mundo dos dispositivos inteligentes e assistentes de voz (como por exemplo a Alexa), criando uma oportunidade para estudar a teoria e, principalmente, colocar em prática conhecimentos em programação focados no uso de tecnologias digitais, buscando desenvolver habilidades e competências tais como criatividade, trabalho em equipe, raciocínio lógico, pensamento computacional e capacidade de resolução de problemas, que lhes permitam projetar e implementar um sistema automatizado para uma casa 

Astronomia

Presencial Semestral

De caráter teórico-prático, a eletiva pretende pesquisar, levantar informações, situações-problema, desafios e descobertas das leis da física que descrevem o universo, as suas aplicações em nosso cotidiano decorrentes da exploração espacial de tal modo que os alunos do curso possam olhar para a história da humanidade e refletir sobre a importância do nosso Planeta e o mundo em que vivemos, para adquirir e desenvolver as capacidades que lhes permitam inovar, liderar, comunicar e trabalhar em equipe na compreensão e divulgação da exploração do Universo.

Divulgação Científica

Presencial Semestral

De caráter teórico-prático, esta eletiva tem como objetivo destacar a importância de promover a apropriação e divulgação dos conhecimentos científicos, de forma acessível para todos os públicos. É de interesse primordial para o aprendizado científico que os estudantes conheçam os elementos necessários para se divulgar ciência, bem como sejam capazes de desenvolver habilidades relacionadas à oratória, à pesquisa e  à redação científica. Assim, incentivar a capacidade de planejamento e organização de eventos de experimentação, produção de material informativo, entre outros, que promovam diálogo da ciência e a sociedade, utilizando-se de materiais simples e de tecnologias digitais de informação e comunicação apropriando-se da linguagem científica.

Cinema além das telas

Presencial Semestral

De caráter teórico-prático, a eletiva discute o cinema em várias dimensões, abordando as linguagens, etapas e técnicas, de maneira que os estudantes possam desconstruir e construir obras cinematográficas, a partir do desenvolvimento de habilidades que lhes permitam compreender o cinema além da fruição estética, analisando as intencionalidades, recursos, processos e discursos de uma película.

Geopolítica e Relações Internacionais

Presencial Semestral

A eletiva “Geopolítica e Relações Internacionais” objetiva articular, por meio de diversas metodologias e abordagens, conceitos e processos conectados às relações internacionais. Inicialmente, pretende-se desenvolver conceitos e fundamentos da geopolítica. De maneira contextualizada, termos como “Estado”, “nação” e “território” serão destrinchados e analisados numa perspectiva atualizada. Em um segundo momento, investigar-se-á o contexto de formação e fortalecimento de organismos internacionais. A Organização das Nações Unidas (ONU), em toda a sua estrutura, estará no centro dos estudos. Mas outros órgãos, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial (BM) também serão trabalhados.

Ciência na Cozinha

Presencial Semestral

Visa articular os saberes do mundo culinário com os conhecimentos científicos, de tal modo que os estudantes sejam capazes de investigar variáveis que interferem no preparo, na manipulação, na qualidade, no consumo, na comercialização e no descarte de materiais utilizados na culinária. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, a fim de favorecer o consumo consciente e mais saudável dos alimentos.

Desenvolvimento de Jogos Digitais

Presencial Semestral

A eletiva de Desenvolvimento de Jogos Digitais pretende proporcionar aos estudantes uma imersão na cultura digital e no mundo dos jogos 2D, criando uma oportunidade para estudar a teoria e, principalmente, colocar em prática conhecimentos em programação focados no uso de tecnologias digitais, buscando desenvolver habilidades e competências tais como criatividade, trabalho em equipe, raciocínio lógico, pensamento computacional e capacidade de resolução de problemas, que lhes permitam criar um jogo digital 2D de plataforma utilizando a engine de jogos Construct 3.

Educação Financeira

Presencial Semestral

De caráter teórico-prático, a eletiva pretende, por meio dos conceitos da Matemática Financeira e da construção e manipulação de tabelas, levantar questões, como pontos de discussão e de tomadas de decisões. Serão abordados os aspectos de juros simples e compostos, parcelamentos de empréstimos, sistemas de amortização e análise das ferramentas e modalidades do mercado financeiro. Além disso, essa eletiva pretende mostrar a importância de fazer um planejamento financeiro individual e familiar, a fim de alcançar os sonhos em curto, médio e longo prazos.

Ciência Forense

Presencial Semestral

A Ciência Forense é uma área interdisciplinar que envolve Física, Biologia, Química, Matemática, dentre outras ciências, com o objetivo de dar suporte às investigações relativas à Justiça Civil e Criminal. O aluno terá oportunidade de entender como as Ciências são aplicadas nos métodos clássicos e instrumentais de investigação, tais como: identificação de impressões digitais, exame de DNA, assim como a Química forense em papel, tintas, fibras e metalografia, dentre outros. Será capaz de interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas e muito mais.

Mitologia e Modernidade

Presencial Semestral

"A verdade é uma só. Os sábios apenas a chamam por diferentes nomes.” (Rig Veda). Quando estudamos a sabedoria dos antigos, muitos dos nossos próprios mistérios e inquietações se revelam, claros como a luz do dia. Na eletiva Mitologia e Modernidade, o estudante passa a entender com profundidade maior tanto a si mesmo quanto o pano de fundo das incontáveis produções humanas, das mais antigas às que ele próprio venha a criar

Moda, Arte e Literatura

Presencial Semestral

De caráter teórico-prático, a eletiva pretende conduzir pesquisas e práticas que permitam a reflexão sobre como, muitas vezes, o processo criativo de um artista pode servir como impulso para o outro. A condução da pesquisa permitirá aos alunos o reconhecimento de obras literárias e correntes artísticas que influenciaram grandes coleções. Além de conduzir práticas criativas a partir de obras literárias e correntes artísticas.

Noções de Direito Brasileiro

Presencial Semestral

A proposta dessa disciplina é levar ao ensino médio noções básicas de Direito Brasileiro de tal modo que os alunos do curso entendam quais são nossos direitos básicos: vida, igualdade, liberdade, dentre tantos outros. Entender o que é o Estado e para que ele serve; como participamos politicamente na sociedade, a importância do voto e a função daqueles que são eleitos; noções básicas de tributos e como o Estado recolhe contribuições de todos nós; meio ambiente e proteção ao consumidor; além de noções gerais de Direitos Humanos.

Núcleo de estudos

No Núcleo de Estudos, o estudante terá experiências de construção do conhecimento a partir da sua área de interesse. Nesse sentido, ele é o elemento central de mudança para o Novo Ensino Médio, uma vez que possibilita a escolha e rompe com o recorte disciplinar, ampliando a complexidade dos saberes construídos a partir de diversos referenciais.

Nele, os eixos estruturantes ganham destaque, já que visam criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea, promovendo a sua formação pessoal, profissional e cidadã, buscando envolvê-los em situações de aprendizagem que lhes permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros.

Considerando a centralidade da relação estudante/conhecimento, optamos pelo desenvolvimento dessa unidade curricular no formato híbrido. Assim, por meio da mediação docente, o estudante aprenderá a buscar, acessar e refletir de forma autônoma, bem como a partilhar, discutir e construir de forma coletiva.

O Núcleo de Estudos terá duração anual. Espera-se que essa experiência de escolha do estudante possibilite o desenvolvimento da autonomia, levando em conta as possibilidades de frustração durante o processo. Cada Unidade Escolar elaborará as suas propostas de Núcleos de Estudos a partir da afinidade e interesse dos docentes e discentes.

MATEMÁTICA

Construções Sustentáveis e Inteligentes

De caráter prático-investigativo, esse projeto pretende articular conhecimentos da área de matemática e suas tecnologias de tal modo que os alunos sejam mobilizados em suas atitudes protagonistas para desenvolverem habilidades e competências (pensamento matemático, raciocínio lógico, pensamento computacional, capacidade de resolução e elaboração de problemas, criatividade e trabalho em equipe) que lhes permitam planejar, projetar e criar uma construção sustentável e inteligente.

LINGUAGENS E CÓDIGOS

Observatório da Mídia

De caráter teórico-prático, este projeto pretende guiar a pesquisa e a intervenção sobre a perspectiva midiática e suas influências sociais e culturais. A partir do incentivo ao olhar crítico, os alunos serão responsáveis pela investigação sobre os recursos midiáticos e suas ferramentas de persuasão, pela pesquisa sobre aspectos culturais que impactam a sociedade, por serem divulgados em massa e pelo levantamento histórico sobre a cultura antes das influências tecnológicas.

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Eu no Meio Ambiente

De caráter teórico-prático, o projeto da área de Ciências da Natureza intitulado “Eu no Meio Ambiente” pretende integrar os conhecimentos científicos dessa área na problematização de temas relacionados ao meio ambiente que interferem na saúde humana e planetária. Desse modo, os alunos irão levantar situações-problema e desafios, pesquisar, planejar e executar um projeto científico para estimular sua (auto)percepção como integrantes do meio ambiente, compreendendo sua função como sujeitos ativos na manutenção de processos vitais, bem como os desdobramentos de suas ações no equilíbrio humano e global.

CIÊNCIAS HUMANAS

Cartografia e Poder

De caráter teórico-prático, este projeto pretende propor a análise social do espaço, por meio da cartografia. Os alunos serão convidados a pensar e discutir questões como: a produção dos conhecimentos socialmente aceitos sempre é baseada em pesquisas científicas atualizadas? Em que medida a forma como percebemos o espaço se associa com narrativas construídas por meio de relações de poder? O mapa, enquanto fruto de vontades políticas, embasa narrativas sobre determinado aspecto da realidade? Como?

Perguntas Frequentes

Reunimos aqui as principais respostas às dúvidas que possam surgir sobre o Novo Ensino Médio. Caso não encontre o que você procura, basta entrar em contato conosco que teremos prazer em ajudar e responder.