A cidade e a sustentabilidade nas relações de pertencimento

Os alunos do 9º ano participaram do lançamento de mais uma edição do Projeto Sustentabilidade, realizado no dia 30 de março, no Teatro Santo Agostinho. O Projeto, interdisciplinar, tem como proposta fundamental conhecer diversas paisagens de Belo Horizonte, por meio de uma análise mais depurada sobre a realidade vivida por diferentes grupos sociais da capital mineira. Assim, será possível aos alunos compreender as construções de vida e do espaço urbano para além do âmbito escolar e do cotidiano familiar.

É objetivo do Projeto abordar o conceito de sustentabilidade a partir da dimensão social, econômica e ambiental urbana, buscando reflexões que apurem o grau de pertencimento (identidade) do indivíduo em relação às práticas sociais e plurais em diferentes espaços de Belo Horizonte.

No desenvolvimento do Projeto, os alunos, juntamente com a equipe de professores do 9º ano, realizarão trabalho de campo em determinados locais da cidade para estudar e analisar seu contexto histórico aspectos arquitetônicos, urbanísticos, socioeconômicos e socioculturais e, a partir daí, desenvolverem um olhar mais profundo sobre a realidade urbana e a construção de uma cultura sustentável.

Os locais a serem visitados são: Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, Assentamento Eliana Silva, Associação de Proteção e Assistência ao Condenado – APAC, Estação de Tratamento das Águas Fluviais - ETAF, Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável – ASMARE e Praça Sete.

Confira as fotos do lançamento do Projeto.