Proposta Pedagógica

Compartilhe

O Santo Agostinho é um colégio católico, que pertence à Ordem de Santo Agostinho (OSA). Assim, constitui uma opção para os pais que desejam para os seus filhos uma educação que se desenvolve a partir dos VALORES CRISTÃOS, aliados a um grande nível de exigência nos estudos. Toda a prática é norteada e iluminada pela Filosofia e Espiritualidade de Santo Agostinho. Desde esse ponto de vista, valorizamos as cinco dimensões da Pessoa Humana (centro absolutamente prioritário de nosso modelo educativo), que são:

Crítico-transformadora

A partir da consciência crítica, toda pessoa pode ajudar a transformar a realidade, superando limitações e descobrindo possibilidades de crescimento.

Transcendental

Toda pessoa busca "algo mais" e, a partir da transcendência voltada para Deus, pode encontrar a Verdade e o sentido da Vida.

Pessoal

Cada pessoa é única e singular e deve construir-se a si mesma, buscando sua felicidade e autorrealização.

Comunitária

Toda pessoa faz parte de uma comunidade e necessita do outro para crescer e se encontrar.

Ecológico-cósmica

Voltada para o respeito e a preservação da vida em todas as suas manifestações, colaborando, assim, para a diversidade e conservação de tudo que está, direta ou indiretamente, ligado à Vida e à Natureza.

 

Relacionamento com os pais

As atividades formativo-didático-pedagógicas (curriculares e extracurriculares) visam ao crescimento e desenvolvimento do aluno como pessoa. O Colégio se propõe a aperfeiçoar cada vez mais o atendimento individualizado e, nesse processo, a participação dos pais é essencial. Para isso, os pais procuram o Colégio ou são convocados para uma avaliação do processo formativo-pedagógico do seu filho.

Sempre que necessário, os pais podem também solicitar contato com o responsável direto pelo acompanhamento individual.

São realizadas ainda algumas atividades com a participação dos pais.

Sistema avaliativo

No Colégio Santo Agostinho a criança é observada e avaliada constantemente. O resultado desse acompanhamento constante e contínuo é levado ao conhecimento dos pais por meio de contatos pessoais.

Na Educação Infantil, ao final de cada semestre, é entregue aos pais ou responsáveis um relatório com a síntese das observações do desenvolvimento da criança durante o período.

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental recebem o boletim e o relatório individual após o término de cada etapa letiva.

Ensino Fundamental e Ensino Médio: As atividades escolares são avaliadas constantemente por meio de testes, trabalhos individuais ou em equipe, pesquisas, atividades extraclasse, observações etc.

 

Unidades de Estudo (UEs) - do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio as UEs (planejamento de cada disciplina na etapa escolar e orientação de estudo) são entregues aos alunos e explicadas pelos professores no início de cada etapa.

Promoção: será promovido o aluno que atingir 60 pontos após a 3ª etapa, com a frequência mínima de 75%.

Avaliação de 2ª oportunidade: (Ensino Fundamental – 2º ao 9º ano e Ensino Médio) – O aluno que perder qualquer avaliação terá o direito de fazer avaliação de 2ª oportunidade, nos casos previstos em lei (doença, falecimento de parente etc).

Avaliação suplementar: (Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano e Ensino Médio)
A avaliação suplementar é uma oportunidade para os alunos que pretendem substituir a menor nota de alguma das avaliações realizadas pelo aluno, na etapa em curso. Não há avaliação suplementar para os aluno do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.