VOOU

20 de dezembro de 2019

Promover um ensino inovador e posicionar os nossos estudantes como protagonistas de suas vidas faz parte das premissas que norteiam a proposta pedagógica do Colégio Santo Agostinho. Por isto, em 2020, teremos módulos formativos, com 2 horas semanais, para os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

Esta proposta é mais uma inovação que apresentamos para os nossos alunos levantarem voo, irem mais longe e alcançarem novas conquistas!

  

COMO FUNCIONA

Além das disciplinas regulares, os estudantes escolherão um módulo formativo por semestre, com temas interdisciplinares com os quais tenham mais afinidade ou interesse. Isso garante uma vivência cada vez mais coerente com a realidade contemporânea, permite que eles tenham experiências alinhadas aos seus desejos e anseios, consolidando uma formação pessoal, profissional e cidadã.

banner-habilidades-voou-csa.jpg

 

MÓDULOS FORMATIVOS


Módulos que serão oferecidos para a 1ª série do Ensino Médio

 

foguete.jpgEducação Financeira

Seja gestor de suas próprias finanças

Todos sonham em viajar, possuir bens, ter uma vida confortável. Para isso é preciso planejar financeiramente os sonhos antes de materializá-los. Na Educação Financeira, o estudante terá condições de entender, equilibrar e gerir suas finanças pessoais, desenvolvendo uma consciência financeira sustentável, na contramão da situação atual de incentivo ao consumo exacerbado. Será possível analisar a economia comportamental e o mercado de capitais, ou seja, os bancos, as corretoras de ações, os planos de previdência, tanto em aplicações como em financiamentos. Serão também realizadas simulações de investimentos e financiamentos, planilhas eletrônicas, planejamentos, além de trabalhos de campo em diferentes instituições financeiras.

clique aqui
Clique para ampliar

 

clique aqui
Clique para ampliar

foguete.jpgInvestigação Forense

Física, Biologia, Química e Matemática como suportes para investigações criminais

A Ciência Forense é uma área interdisciplinar que envolve Física, Biologia, Química, Matemática, dentre outras ciências, com o objetivo de dar suporte às investigações relativas à justiça civil e criminal. Neste módulo formativo serão estudadas as ações de um perito criminal, envolvendo a exploração do local de um crime, os vestígios, indícios e as principais provas. Além disso, o estudante terá oportunidade de entender como as ciências são aplicadas nos métodos clássicos e instrumentais de investigação, tais como: identificação de impressões digitais, exames de DNA, ensaios para a identificação de fluidos biológicos, incêndios e explosivos, balística, assim como a Química forense em papel, tintas, fibras e metalografia. Ao fim, o estudante terá uma visão sistematizada das diferentes linguagens e campos de estudo das Ciências, estabelecendo conexões entre suas diferentes realidades

.

 

foguete.jpgCons Ciência na Beleza

Consciência da atuação no espaço social

O módulo possibilitará, por meio da relação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, que os estudantes se tornem consumidores conscientes da sua atuação no espaço social e busquem estratégias que permitam uma relação harmoniosa com o corpo e com as transformações comuns a que todo ser humano está sujeito. Para isso, serão discutidas questões referentes ao mito dos produtos naturais, artificiais e “inovadores”, será feita a análise dos impactos ambientais gerados pelas diversas matérias-primas utilizadas em cosméticos e o estudo das técnicas de produção e de controle de qualidade. Serão utilizadas estratégias de planejamento, organização e empreendedorismo e os estudantes deverão produzir uma campanha publicitária para divulgação de um produto em uma simulação de feira profissional.

clique aqui
Clique para ampliar

  

clique aqui
Clique para ampliar

foguete.jpgCinema Além das Telas

Um mergulho no universo cinematográfico

No módulo Cinema Além das Telas, o cinema emerge como pauta sob diferentes perspectivas, que vão desde debates sobre temáticas abordadas em produções nacionais até a própria realização de filmes por meio da apropriação da linguagem cinematográfica pelos estudantes. Além de reconhecer e experimentar os processos criativos audiovisuais, embasados em análises artísticas e culturais, o estudante será capaz de difundir novas ideias, obras ou soluções. Ao longo do curso, a formação cidadã se consolida a partir do momento em que o estudante se capacita para participar do debate público, alinhando-o ao seu projeto de vida, sempre trabalhando com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

  

foguete.jpgGamifique-se

Games, criatividade e ética

O módulo formativo Gamifique-se busca contribuir com a formação dos jovens para a utilização das ferramentas digitais de forma criativa, ética e qualificada. Serão apresentados temas emergentes relacionados aos usos da tecnologia, como: cybercultura, cyberbulling, gamificação, jogos digitais, e-Sports, dentre outros. Também serão abordadas as ferramentas digitais que poderão ser exploradas ao longo do processo criativo. Os alunos desenvolverão produtos e serviços relacionados aos temas explorados, por meio da aprendizagem baseada em problemas (ABP), que é a construção do conhecimento a partir da discussão de um problema em grupo. Nesta fase do módulo, os alunos escolherão entre duas trilhas: Iniciação Científica ou Ferramentas Digitais.

clique aqui
Clique para ampliar

 

clique aqui
Clique para ampliar

foguete.jpgCriação de Instrumentos Musicais na História da Música

Criar instrumentos e expandir conhecimento

A música é uma grande expressão artística e cultural e é considerada por muitos pesquisadores por desenvolver a mente humana, promover o equilíbrio e proporcionar um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio. Por meio da história da música, os estudantes desenvolvem habilidades como liderança, comunicação, trabalho em equipe e uso de tecnologias. Também serão levantadas questões sobre a relação entre o formato do instrumento e material utilizado na construção; fatores culturais presentes no desenvolvimento da música e dos ritmos e o funcionamento dos instrumentos por meio da física. As habilidades e conhecimentos adquiridos serão utilizados para a construção de instrumentos musicais.

  

  


Módulos que serão oferecidos para a 2ª série do Ensino Médio

  

foguete.jpgCiência Política e Desafios Urbanos

Habilidades para a vida em sociedade

Considerar o ser humano como um ser político é tratá-lo como um ser capaz de planejar a vida em sociedade, por meio da discussão e da construção de valores que sustentam a democracia contemporânea, como a solidariedade e a justiça. Este módulo formativo pretende mostrar que a política está relacionada com aquilo que diz respeito ao bem público, à vida em comum, às regras, leis e normas de conduta, propondo um aperfeiçoamento da vida em comunidade. O módulo visa também desenvolver a capacidade analítica e crítica do estudante, por meio de situações-problema, em relação aos principais desafios da política. Tudo isso por meio da metodologia de Grupos de Pesquisa, a partir dos interesses elencados pelos próprios estudantes, e trabalhos de campo.

clique aqui
Clique para ampliar

 

clique aqui
Clique para ampliar

foguete.jpgCons Ciência na Cozinha

Com tecnologia na cozinha dá para fazer muito mais

Por meio da relação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, o módulo irá possibilitar que os estudantes se apropriem de competências e habilidades relacionadas à culinária e seus desdobramentos. Para isso, serão estudadas as propriedades de tudo o que faz parte do universo gastronômico, principalmente, no que se refere às técnicas de produção e de controle de qualidade de produtos. Os estudantes também desenvolverão estratégias de investigação de variáveis que interferem na formulação, manipulação, qualidade, consumo, comercialização e descarte de materiais e também irão se inteirar de questões relacionadas aos ingredientes, às embalagens e aos rótulos, de acordo com órgãos regulamentadores. Produzirão receitas de baixo custo e alto valor nutricional, materiais que orientem consumidores na escolha de produtos e ingredientes e conhecerão novas tecnologias associadas à gastronomia.

 

foguete.jpgInvenções Científicas Sustentáveis

Entender e criar equipamentos que diminuam o consumo de combustíveis fósseis

Atualmente, a maior parte da demanda mundial de energia (cerca de 75%) é suprida por meio da utilização de combustíveis fósseis e é urgente e necessário pensarmos em formas mais inteligentes, econômicas, limpas e sustentáveis de energia. Neste módulo formativo, os estudantes poderão aprimorar suas habilidades manuais, utilizar a criatividade e a inventividade diante de uma situação-problema, além de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, de comunicar-se, de exercer a liderança, de tomar decisão e efetuar pesquisas na produção de projetos científicos. A proposta é viabilizar a construção de equipamentos que diminuam o consumo de combustíveis fósseis, como, por exemplo, o forno ou fogão solar. Ao final do módulo formativo, pretende-se ter um produto que substitua a queima de combustível fóssil para aquecimento.

clique aqui
Clique para ampliar

 

clique aqui
Clique para ampliar

foguete.jpgLiteratura para Vestir

Cultura, design e empreendedorismo

Por meio do emprego de diferentes linguagens, de habilidades artísticas e da produção de ilustrações temáticas, o módulo pretende incentivar o contato do estudante com obras da literatura brasileira e ampliar o repertório cultural. Para isso, serão compartilhados trechos de textos da esfera artística que permitam retextualização em forma de artes gráficas a fim de experimentar, na prática, o processo de criação artística voltada para a comercialização de produtos originais. Os estudantes utilizarão estratégias de planejamento, de organização e de empreendedorismo para estabelecer e adaptar metas, identificar caminhos, mobilizar apoios e recursos para confeccionar camisetas temáticas que poderão ser comercializadas virtualmente, abrindo espaço para a criação de uma possível startup. Além disso, os jovens empreendedores deverão criar uma plataforma digital para a divulgação das camisetas literárias produzidas.

 

foguete.jpgEducação Financeira

Seja gestor de suas próprias finanças

Todos sonham em viajar, possuir bens, ter uma vida confortável. Para isso é preciso planejar financeiramente os sonhos antes de materializá-los. Na Educação Financeira o estudante terá condições de entender, equilibrar e gerir suas finanças pessoais, desenvolvendo uma consciência financeira sustentável, na contramão da situação atual de incentivo ao consumo exacerbado. Será possível analisar a economia comportamental e o mercado de capitais, ou seja, os bancos, as corretoras de ações, os planos de previdência tanto em aplicações como em financiamentos. Serão também realizadas simulações de investimentos e financiamentos, planilhas eletrônicas, planejamentos, além de trabalhos de campo em diferentes instituições financeiras.

clique aqui
Clique para ampliar

 

  


PERGUNTAS E RESPOSTAS

Olá! Você quer saber mais sobre o VOOU?

Veja abaixo algumas perguntas e respostas que podem auxiliar nessa jornada.

- O que é o VOOU?

O VOOU é uma proposta inovadora do Colégio Santo Agostinho. Por meio do VOOU, são oferecidos módulos formativos interdisciplinares para os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.  Além das disciplinas regulares, os estudantes escolhem um módulo formativo para cursarem, por semestre. Os estudantes podem optar por temas com os quais tenham mais afinidade ou interesse.

Isso garante uma vivência cada vez mais coerente com a realidade contemporânea, permite que tenham experiências alinhadas aos seus desejos e anseios, consolidando uma formação pessoal, profissional e cidadã.

Além disso, o VOOU antecipa uma definição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prevista para ser implementada em 2021. O Novo Ensino Médio deverá ter duas partes integradas: uma comum e uma outra diversificada, ambas para todos os estudantes e instituições de ensino do país. Na parte diversificada estão os Itinerários Formativos, cuja matriz prevê o exercício de habilidades distribuídas em quatro eixos estruturantes: mediação e intervenção sociocultural; investigação científica; processos criativos e empreendedorismo.

Nossos módulos formativos já foram desenvolvidos a partir das competências previstas pela BNCC, abordando as habilidades dos quatro eixos estruturantes dos Itinerários Formativos. Assim, os módulos formativos se tornam o primeiro passo para implementar gradativamente os futuros Itinerários Formativos da BNCC. Essa será a nossa decolagem para o VOOU. Continuaremos inovando com a adequação curricular, sempre em conformidade com as diretrizes da BNCC e da legislação que trata do Novo Ensino Médio.


- Quem deve participar do VOOU?

Estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio das quatro unidades do Colégio Santo Agostinho.

 

- Quantos módulos formativos o estudante deverá cursar?

O estudante deverá cursar um módulo formativo por semestre letivo.

 

- A participação dos estudantes é obrigatória?

Sim, cada estudante da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio deve, obrigatoriamente, cursar um módulo formativo por semestre.

 

- Estudantes do High School também devem participar dos módulos formativos?

Sim, os módulos formativos também são obrigatórios para os estudantes do Programa High School Canada e serão cursados no horário regular de aulas do Ensino Médio.

 

- Quantas horas/aula terá cada módulo formativo?

Cada módulo formativo terá 36 horas/aula, sendo duas horas/aula por semana.

 

- Quais serão os dias e horários das aulas dos módulos formativos?

No Colégio Santo Agostinho Belo Horizonte, os módulos formativos da 1ª série do Ensino Médio serão sempre às segundas-feiras, no 5º e 6º horários do turno da manhã. Para a 2ª série, serão às sextas-feiras, no 5º e 6º horários do turno da manhã.

 

- Os estudantes serão avaliados?

Sim, a avaliação dos módulos formativos será semestral, com valor de 100 (cem) pontos. A cada atividade avaliada, o aluno que não alcançar o aproveitamento mínimo (60%) terá a oportunidade de refazê-la sob a orientação do professor mediador.

 

- Será exigida frequência nas aulas dos módulos formativos?

Sim, será aprovado, ao final de cada semestre, em cada módulo formativo, o aluno que obtiver a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas.

 

- Quantos estudantes estarão em cada turma dos módulos formativos?

No Colégio Santo Agostinho Belo Horizonte, as turmas terão no mínimo 28 e no máximo 33 estudantes.

 

- Os estudantes receberão certificados de conclusão dos módulos formativos?

Sim, ao final de cada módulo, caso atenda aos requisitos necessários citados acima, o estudante irá receber um certificado atestando a conclusão do módulo formativo. Lembrando ainda que os módulos farão parte da grade curricular e também constarão no histórico do estudante.

 

Acompanhe a nossa página para ficar por dentro das novas informações!

  #EuVoueVoo

  

Compartilhe: