Programa


Convivência Ética

Uma convivência harmoniosa de cuidado e de respeito ao outro

O Programa de Convivência Ética foi implantado pelo Colégio Santo Agostinho, em 2019, visando à melhoria do clima escolar, da qualidade das relações e, consequentemente, a redução dos problemas de convivência e promoção da cultura da paz.

Idealizado com o apoio do GEPEM – Grupo de estudos e pesquisa em Educação Moral e de pesquisadores da Unesp e Unicamp, o Programa engloba várias iniciativas, dentro e fora da sala de aula, em busca de uma convivência harmoniosa, de cuidado e de respeito ao outro.
01
Imagem sobre as vantagens do programa Convivência Ética
02

Estudantes, escola e famílias protagonizam a Cultura da Paz

Para além de uma educação que forma cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, buscamos exercitar nos estudantes, diariamente, atitudes empáticas.

Além da formação para professores, os pais recebem orientações para conduzir os filhos de modo a estabelecerem relações mais humanas e, assim, contribuírem para um ambiente escolar saudável e ético.

03

Como funciona

Semanalmente, os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos participam de duas aulas de Convivência Ética, orientados por um professor Tutor.

Durante as aulas, os alunos realizam assembleias e vivenciam dinâmicas que têm como princípio básico o diálogo e que possibilitam o conhecimento do processo de transformação necessário para que eles possam respeitar a si mesmo e ao outro.

Para exercer sua função, o professor tutor participa de Encontros de Formação, realizados uma vez por mês,  com a equipe de pesquisadores da Unesp, da Unicamp e do GEPEM. 

Além dos encontros realizados, especificamente, para eles, os tutores participam ainda, juntamente com a equipe do seu segmento, de outro encontro de formação, promovido também, mensalmente no Colégio, com o objetivo de refletir sobre temas relacionados à Convivência Ética. 

O Programa de Convivência Ética também foi implantado no Colégio Agostinho Nova Lima e, em breve, estará nas unidades Contagem e Gutierrez.

INFO

O Programa de Convivência Ética tem o apoio do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral e de pesquisadores da Unesp e da Unicamp

CONTATO

Coordenação:

Professora Rosália Jaquelina de O. Campos

rosalia.campos@santoagostinho.com.br

(31) 2125-6944