Orquestra Base e Stradivarius


A Orquestra Base e  Stradivarius foi criada em 2005, com o objetivo de proporcionar uma formação musical mais aprimorada aos seus integrantes. A maestrina Tininha Castro é a responsável pela direção musical, arranjos e regência do grupo, formado por aproximadamente 20 alunos do Colégio Santo Agostinho. Os integrantes tocam violino, violoncelo, viola, violão, flauta transversal, saxofone, percussão e piano. Há, também, uma participação vocal.

No Santo Agostinho, o ensino de música é proporcionado às crianças desde os primeiros anos da Educação Infantil, e, aos que desejam um maior aprofundamento, por meio da musicalização com flauta doce. Só então podem passar pela Orquestra de Base e, algum tempo depois, chegar a integrar a Orquestra Stradivarius. A música está assim conectada ao processo de ensino-aprendizagem da escola. A vivência musical para os alunos é extremamente agradável. Segundo a regente da Orquestra Tininha Castro, os alunos aprendem novos conceitos e desenvolvem diferentes habilidades, melhoram a comunicação e desenvolvem a criatividade, a coordenação e a memória.
Os alunos recebem aulas de instrumento com uma equipe de professores altamente competentes, preparando cada componente para as apresentações em público. O repertório é variadvo, indo de Mozart a Milton Nascimento, do repertório erudito ao popular. Todos os arranjos são feitos pela Maestrina exclusivamente para as Orquestras de Base e Stradivarius.