Observatório Astronômico

O maior telescópio da cidade está à sua disposição. A lua, as constelações e os planetas poderão ser observados com mais nitidez através do telescópio newtoniano do observatório do Colégio Santo Agostinho.

Para tanto o colégio firmou um convênio com Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG), instituindo uma atividade semanal aberta ao público e com ENTRADA FRANCA.

A entrada é pela portaria da Rua Aimorés, 2.735 - Bairro Santo Agostinho.

Observação Monitorada

Nessas ocasiões, os objetos celestes mais interessantes e que melhor puderam ser observados no período, estarão sendo focalizados pelos monitores da CEAMIG.

Os visitantes serão atendidos por ordem de chegada (preferência para idosos, deficientes físicos e gestantes) podendo permanecer, no observatório, cinco pessoas de cada vez.

Colégio Santo Agostinho e CEAMIG

O Colégio Santo Agostinho, tradicionalmente, tem-se preocupado em promover eventos culturais, pedagógicos e artísticos abertos à comunidade educativa e ao público em geral. Ao colocar seu observatório, que possui o maior telescópio de Belo Horizonte, á disposição dos visitantes, o Colégio cria mais um núcleo de cultura e estudo. Já o Centro de Estados Astronômicos de Minas Gerais é uma entidade de utilidade pública municipal e estadual, cujo principal objetivo é a divulgação e a pesquisa na área da astronomia. O Ceamig se interessa pela afiliação de todas as pessoas fascinadas pela astronomia. A entidade possui um observatório em construção na serra da Piedade, biblioteca e videoteca especializada em aparelhos diversos. Sua sede fica no local do observatório do Santo Agostinho.