Unidade Belo Horizonte

Nossa História

Seja bem-vindo ao Colégio Santo Agostinho

Nossa história começa em 1934 com apenas 75 alunos e uma única missão: oferecer uma educação baseada nos valores cristãos, na fraternidade, no conhecimento e no amor.

Hoje, oito décadas depois, são mais de 3.500 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio em uma constante busca por conhecimento, cidadania e dignidade.

1920

Os Agostinianos chegaram em nosso país em 1899, mas foi no fim da década de 20 que os Superiores da Província Matritense (no Mosteiro Escorial), preocupados com a situação da Espanha, resolvem enviar alguns jovens religiosos para o Brasil, no período de 1929 a 1933, com o intuito de salvar e promover as vocações, diante da catástrofe que se avizinhava com a Guerra Civil Espanhola. Assim, são fundadas inúmeras comunidades e paróquias nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

1934

Iniciam-se, em março, as atividades do Colégio, apenas para o sexo masculino, com 75 alunos. Primeiramente, em um imóvel alugado na Av. Olegário Maciel. Posteriormente, em uma sede própria construída na Av. Amazonas, sob a orientação do Padre Carlos Vicuña e inaugurada no dia 28 de março de 1936.

1958

Nos primeiros anos, o Colégio ministrava apenas o “Curso Ginasial”. Em 1958, o espaço foi ampliado com a construção de um prédio de quatro andares, com entrada pela rua Aimorés. Nele começou a funcionar um internato para alunos do Curso Secundário (2º grau). Um ano depois, iniciaram-se as atividades do Curso Primário e, em 1961, teve início o Pré-Escolar.

1968

Por ocasião do Dia das Mães, foi criado o Coral “Pequenos Cantores de Belo Horizonte” que, por quase trinta anos, encantou o público dentro e fora de Belo Horizonte.

1971

Criação do Departamento de Educação Física pelo Professor Fernando Grosso, com equipes apenas de Basquete, Futsal, Vôlei e Natação. A partir de 1980, foram criadas as equipes esportivas nos moldes atuais.

1973

Grande mudança na vida do Colégio: o Corpo Discente que, até então, era formado apenas por alunos do sexo masculino, passou a receber meninas, com a matrícula inicial de 327 alunas. No ano seguinte, matricularam-se 1923 alunos, sendo 528 meninas.

1977

Fundada a Unidade do Colégio Santo Agostinho, em Contagem.

1984

50 anos do Colégio Santo Agostinho. Durante todo o ano, foram realizadas diversas atividades comemorativas.

2000

Criação da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, desmembrada da Biblioteca Gregório Mendel, inicialmente, chamada de Biblioteca Central.

2001

Criação do Grupo Sarandeiros, sob orientação do Grupo Sarandeiros da UFMG. Aos poucos, o grupo foi se multiplicando, formando outros grupos, de acordo com as diversas faixas etárias dos alunos participantes.

2003

Criação da Orquestra Stradivarius, inicialmente, sob a inspiração da Orquestra Jovem de Contagem. Posteriormente, criou-se, também, o Grupo de Flauta doce e a Orquestra de Base, como ponto de partida para futuros integrantes da Stradivarius.

2005

Inicia-se o processo de modernização do Colégio, com salas de aulas e laboratórios equipados com os mais modernos recursos pedagógicos. Processo que se estende até os dias atuais, como apoio aos alunos e professores.

2007

Iniciam-se as atividades do Colégio Santo Agostinho – Nova Lima.

2009

75 anos do Colégio. Celebrações e homenagens especiais marcaram a comemoração de uma trajetória fecunda de milhares de alunos e centenas de professores e funcionários na nobre missão de “Gente que forma gente”.

2014

80 anos do Colégio. Foram realizadas muitas atividades comemorativas. Entre elas, o Show Tributo a Mandela, no Minas Centro, com a participação do ator Milton Gonçalves e do cantor Maurício Tizumba.

2016

Implantação do Programa High School Canada, com o objetivo de oferecer aos alunos do Ensino Médio a possibilidade do duplo certificado de conclusão de curso e favorecendo o ingresso futuro em universidades do Canadá.

2016

Implantado o Projeto Robótica na 1ª Série do Ensino Médio.

2017

Implantação do Projeto Bilíngue no 1º período da Educação Infantil, com aulas em língua inglesa. O aprendizado é estimulado através da aplicação prática dos conteúdos na vida cotidiana.

2017

Implantação do Projeto Empreendedorismo e Novas Tecnologias na 2ª série do Ensino Médio.