High School Canadá

O Colégio Santo Agostinho, visando a uma educação integrada à realidade da sociedade contemporânea, firmou convênio com o Governo Canadense da Província de New Brunswick, para o desenvolvimento do Programa High School, na Unidade de Belo Horizonte, em 2016. Na Unidade de Nova Lima o Programa foi implantado no início de 2015. O aluno que opta por essa modalidade de ensino recebe, ao final da 3ª série do Ensino Médio, além do certificado de conclusão brasileiro, também o canadense. Isso significa que o estudante poderá, como um nativo, pleitear uma vaga em uma universidade naquele país e em algumas nos Estados Unidos e Europa.

 

É importante ressaltar que ao participar o aluno não tem nenhuma perda do currículo nacional – que é preservado integralmente – e faz os dois cursos simultaneamente, imerso na língua inglesa.

Duração

O projeto tem duração de dois anos e ocorre na 1ª e na 2ª série do Ensino Médio.

 

Horário

As aulas serão realizadas, presumidamente, de terça a quinta-feira, das 13h30 às 18h, com quatro horários por dia. As avaliações correspondentes ao currículo brasileiro são aplicadas na segunda-feira.

 

Disciplinas

Durante esses dois anos, no programa canadense, os alunos cursam 3 disciplinas por semestre. Como se segue:

 

 

1ª série

 1º semestre

Inglês, Arte e Gestão de Negócios

2º semestre

Inglês, Nutrição e Questões Mundiais

 

2ª série

 1º semestre

Inglês, Ciência Ambiental e Habilidades de Liderança

2º semestre

Inglês, Empreendedorismo e Estudos Midiáticos

 

Obs.: a organização das disciplinas pode ser alterada em função das demandas do colégio ou em função da demanda da coordenação canadense.

As disciplinas Geografia Física, Nutrição, Questões Mundiais, Ciência Ambiental, Habilidades de Liderança, Empreendedorismo e Estudos Midiáticos, foram renomeadas no quadro curricular como “Programa Canadense”. A carga horária semestral para cada disciplina é de 90 horas.

As disciplinas de Inglês e Arte, que são ministradas no programa canadense, têm validade no quadro curricular brasileiro.

 

Suporte extra

O professor, assim como a coordenadora do High School, oferece suporte extra para os alunos. Além disso, o Colégio oferece um trabalho de coaching com uma empresa especializada para orientar e fortalecer os alunos, objetivando a gestão do tempo, as estratégias de estudo, a disciplina e a dedicação.

Diploma canadense

Para receber o diploma canadense, o aluno deverá ser aprovado em um exame de proficiência da língua inglesa aplicado pela Universidade de New Brunswich, ao final do segundo ano do Projeto, além de ser aprovado nas matérias do currículo brasileiro e canadense. Ao final do Ensino Médio, o aluno obtém o certificado oficial brasileiro e de conclusão do High School Canadense emitido pelo AEI – instituição conveniada à província de New Brunswich, reconhecido pelo governo canadense e aceito internacionalmente. O que proporciona ao estudante melhores oportunidades de crescimento acadêmico e profissional.