Sarandeiros




Desde 2001, o Grupo Sarandeiros da UFMG desenvolve trabalhos coreográficos no Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte, sob a coordenação do diretor do grupo e professor da Universidade, Gustavo Côrtes, e da coordenadora do Departamento de Arte e Cultura (Deac) do Colégio Santo Agostinho, Marly Galletti.

Trata-se de um projeto que busca, através da tradução artística das manifestações populares do Brasil, a valorização da diversificada cultura nacional. Os grupos Sarandeiros do Colégio Santo Agostinho já se apresentaram em diversos lugares no Brasil e no exterior, com destaque para os festivais na Catalúnia (Espanha), Rosário e Correa (Argentina), Blumenau (SC), Olímpia e Indaiatuba (SP), Bento Gonçalves e Nova Petrópolis (RS).

O trabalho realizado com cerca de 110 alunos, de 08 a 17 anos, distribuídos em grupos pré-mirim, mirim, infantil e infanto-juvenil, é referência no país, e se destaca internacionalmente pela pesquisa e pela qualidade artística e pedagógica das apresentações. Atualmente, os professores responsáveis pelo projeto são: Marcos Liparini, Luiza Rallo, Ayrsha Tallarico e Gustavo Côrtes.