Notícias

19 de dezembro de 2018

Voluntariado Pastoral: um aprendizado para toda vida

O Depas - Departamento de Evangelização, Pastoral e Ações Sociais promove o Voluntariado Pastoral, pautado pelos valores agostinianos. Os alunos são convidados a participar do Programa e os que optam por isso, durante todo ano, visitam instituições sociais parceiras do Colégio.

O Voluntariado Pastoral se torna peça chave para a formação humana dos alunos e os valores adquiridos e experiências vividas, muitas vezes, os acompanham por toda vida. Buscando viver o verdadeiro sentido do Natal, um grupo de ex-alunos, formados em 2015, reuniu os seus amigos, agora da Faculdade, para visitar uma das instituições assistidas pelo Depas: a Creche Morada Nova, no Aglomerado Morro do Papagaio.

IMG_4654_2.jpg

A ex-aluna Lívia Melo Andrade nos conta como foi voltar à creche depois de 7 anos da sua primeira visita, leia abaixo: 

“O lugar estava diferente, minhas companhias eram diferentes e até mesmo eu estava diferente. Em 2011, a creche tinha quatro salinhas e um refeitório. Já hoje tem seis salinhas, uma quadra, um espaço multimídia, um Solário e uma Brinquedoteca.
Em 2011, eu visitava a creche com amigos que atualmente não tenho mais contato. Hoje fui à creche com meus amigos da faculdade, além de duas amigas muito queridas que estudavam no Santo Agostinho. Pessoas que eu nunca pensaria que perderia contato e pessoas que jamais imaginei conhecer.
Em 2011, eu era uma menina de 13 anos insegura e tímida. Uma pré-adolescente que não tinha ideia de quem era! Hoje com 21 anos, sou uma mulher mais amadurecida com um projeto do que quer da vida e ainda descobrindo como viver. Voltar nesse lugar tão especial com novas companhias e sendo uma nova pessoa dá uma certeza de que o tempo sempre passa, mas o amor fica. Ao longo da vida, conhecerei novos lugares, novas pessoas e serei novas versões de mim mesma... Mas o carinho por tudo e todos que conheci permanece para sempre. Devemos sempre seguir em frente, mas saber que podemos visitar lugares passados dá um quentinho no coração! É assim que me sinto com o ‘Santo Agostinho’.
Me formei há três anos, mas o amor pelo Colégio não vai embora nunca. O amor pela creche não vai embora nunca; o amor pelos amigos antigos não vai embora nunca; o amor pelos amigos novos não vai embora nunca. Gostaria de deixar um agradecimento especial às amigas agostinianas que visitaram a creche comigo hoje. Amizades verdadeiras continuam a crescer mesmo à distância! 
Concluindo com um clichê de Santo Agostinho: ‘a medida do amor é amar sem medida’. Que nós sejamos sempre corajosos para amar! Que tenhamos sabedoria para usar o passado como inspiração para o futuro... O tempo não é algo que pode voltar para trás, mas devemos aproveitar a viagem da vida, apreciar a vista, aprender com o passado e amar todas as experiências. A mudança é contínua: ainda bem! Que continuemos sempre em crescimento!”

74f7bac8-7961-4e5b-af02-8e36840d85d4.jpg

As crianças ficaram muito felizes com a visita, puderam se divertir e ainda ganharam brinquedos para a nova brinquedoteca da Creche. Segundo a coordenadora, Joana D'Arc Cleto, os jovens acolheram muito bem as crianças e saíram de lá emocionados. “Fiquei muito feliz com a visita e só queria agradecer. Os brinquedos e materiais que eles doaram vão ser de extrema importância”, disse Joana.

Compartilhe