Notícias

02 de setembro de 2020

Vamos fazer um arco-íris?

Ao estudar sobre as cores da luz, as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental foram convidadas a fazerem um experimento, utilizando um copo d’água e a luz de uma lanterna, para compreender como se dá a decomposição da luz e a formação de um arco-íris.

Fotozero.png

A alegria e o entusiasmo dos alunos com as descobertas foram compartilhados com as professoras e com os colegas, em uma aula on-line, ao vivo.

Após cada um falar um pouco de como conseguiu obter o arco-íris, os alunos aprenderam que, em 1672, o cientista inglês Isaac Newton fez experimentos,  utilizando um objeto transparente chamado prisma e verificou que a luz branca emitida pelo sol é composta de sete cores:  vermelho, laranja, amarelo, verde, azul-claro, azul-anil e violeta. Essas são as cores que formam um arco-íris.

Aprenderam, ainda, que em um dia de chuva as gotas de água funcionam como prismas, separando as cores da luz do Sol. Por isso, só podemos ver arco-íris no céu quando há luz solar e chuva.

Foto1.png

A luz tem muitas cores

Agora, o passo seguinte será o estudo das cores que formam a luz, que, aos nossos olhos, parece ser branca! Como pode?

Melhor do que afirmar é comprovar! Por isso, os alunos foram convidados a fazerem mais um experimento. Desta vez,  desenhando um círculo com linhas divididas em sete partes iguais e colorindo cada parte de uma cor: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, azul escuro e violeta, conforme a imagem abaixo:

Foto-capa.png

Depos de pronto, é só girar o lápis bem depressa para que o círculo colorido possa girar junto. Então, será possível descobrir que cor teremos!

 

 

Compartilhe