Notícias

12 de março de 2020

Um trabalho de equipe não se apaga!

Para que os estudantes percebessem o significado do trabalho em equipe, a professora do laboratório de Química, Luciane Soares, solicitou que os estudantes escrevessem a palavra equipe em uma folha de papel, com uma caneta fluorescente amarrada em 4 fitas. Cada estudante, segurou a extremidade de uma das fitas.

Apenas foram autorizados a realizar a tarefa, após planejar a estratégia que a equipe iria seguir para escrever a palavra com a melhor qualidade (letra legível) em menor tempo possível. Dessa forma, os estudantes perceberam que o resultado é fruto do empenho de todos, num trabalho que exige planejamento e coordenação.

Em seguida, os estudantes foram desafiados a investigar o funcionamento de uma caneta fluorescente que apaga. Descobriram que a ponteira da caneta é porosa, permitindo a passagem de uma solução ácida que altera quimicamente a estrutura do corante fluorescente, no entanto, ainda visível na luz ultravioleta (lâmpada de luz negra).

Assim, a palavra Equipe escrita com a caneta fluorescente, e que depois teve uma das suas letras apagadas com uma solução ácida, estava apenas mascarada. Afinal, um trabalho de equipe não se apaga!

Veja mais sobre essa e outras atividades no laboratório de Química, no Instagram: @labquimicalu_2020

IMG_1960.JPG  IMG_1970.JPG  IMG_1993.JPG

Compartilhe