Um bate-papo leve e agradável sobre o futebol americano

Mais uma vez, os alunos da 1ª série do Ensino Médio tiveram uma aula ao vivo online descontraída e muito interessante, na disciplina de Educação Física. Ao invés de uma aula expositiva, os professores Cristiano Jardim (Xingu) e Renata Ranieri decidiram organizar um bate-papo sobre o futebol americano, com o jornalista e locutor Ari Aguiar.
Mineiro, de Belo Horizonte, Ari Aguiar mora em São Paulo desde 2011. Atualmente, trabalha na ESPN, onde atua como narrador da NFL - National Football League, que é a liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos.
Ari começou a acompanhar esta modalidade esportiva em 1991 e, há nove anos, narra somente esportes americanos.
Ele disse que sempre gostou e praticou diversas modalidades esportivas mas, o futebol americano chamou sua atenção pela forma como ele é jogado. “Além do contato físico, o jogo exige estratégias e é, matematicamente, muito inteligente. É um jogo em que é preciso ganhar território”.
O interesse pelo esporte no Brasil e seu poder econômico nos EUA
No bate-papo, conduzido a partir de algumas perguntas enviadas pelos alunos, o narrador falou sobre vários assuntos, entre eles, o crescimento do interesse pelo esporte no Brasil. Segundo ele, há grande audiência do futebol americano na ESPN. Tanto que é o único esporte, além do futebol, a ter na emissora uma equipe focada especialmente na sua transmissão.
Ari Aguiar falou também sobre o grande montante de dinheiro que gira, atualmente, em torno da NFL - principal liga de futebol americano dos Estados Unidos, fundada em 1922. Para exemplificar, ele citou a realização do Super Bowl, jogo final do campeonato da NFL, que decide o campeão da temporada e é transmitido para 213 países.
Quanto à disputa das emissoras pela sua transmissão, Ari explicou que, nos Estados Unidos, não há exclusividade. Existem três grandes emissoras que se revessam, anualmente, na transmissão do evento e no direito de explorá-lo comercialmente. “Em termos de alcance, o Super Bowl é o maior evento único do mundo”.
Ao encerrar o bate-papo que, na opinião de Ari, passou muito depressa, ele deixou um recado para os alunos da 1ª série: “lembrem-se que esporte é algo maravilhoso e que existem muitas modalidades, além do futebol. Pesquisem! Com certeza vocês vão descobrir muita coisa interessante!”.