Notícias

08 de abril de 2019

Tema da Campanha da Fraternidade é trabalhado em todos os segmentos do Colégio

Todos os anos, a CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresenta a Campanha da Fraternidade – CF com a proposta de ajudar as pessoas a vivenciarem a fraternidade, assumindo compromissos concretos e provocando a transformação da sociedade a partir de temas específicos. Neste ano, a CF tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

No Colégio, sob orientação do Departamento de Evangelização, Pastoral e Ações Sociais – Depas, em parceria com a disciplina Ensino Religioso, foram realizadas diversas reflexões, adaptadas aos alunos. 

Como falar sobre esse tema com as crianças?

As crianças da Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I foram à capela, com a professora de Ensino Religioso, Jacqueline Crepaldi, para aprender sobre a Campanha da Fraternidade.

Ressaltando a importância dos direitos essenciais a todos, a professora contou uma história em que o sentido de justiça foi abordado. No final, todos cantaram e dançaram música com o mesmo tema.

Exposição mostra problemas reais e aponta caminhos de esperança

IMG_7466.JPG

Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental iniciaram a reflexão, nas aulas de Ensino Religioso, utilizando o método Ver, Julgar e Agir, proposto pela CNBB. Todo trabalho partiu do levantamento de problemas sociais identificados pelos estudantes que, em grupo, buscaram as possíveis soluções. 

As turmas fizeram também o "Papo consciente" que buscou apresentar os problemas e identificar na sociedade, por meio de notícias, quem realiza trabalhos fraternos.

A atividade culminou com uma exposição de imagens, nos corredores do Colégio, que mostrou situações e problemas, apresentando caminhos para solucioná-los, com esperança e justiça.

A aluna Gabriela Mourão Nogueira, da Turma A, diz que: “foi muito gratificante participar desse trabalho porque ele me ajudou a ver o quanto somos privilegiados e o quanto é importante pensar no outro”.

“Em minha sala, cada grupo escolheu três temas para se aprofundar. No final, os resultados das pesquisas foram compartilhados com todos. O trabalho ampliou nossa percepção sobre a necessidade das políticas públicas”, afirma Lívia Moreira, da turma B.

Amanda Fróis, do 7º Ano E, ressalta a relevância da atividade e observa que: “ o trabalho abriu nossos olhos para uma realidade desconhecida por muitos de nós, como a falta de acessibilidade, a corrupção e a desigualdade social”.  

“Acredito que, após a realização dessa pesquisa, as turmas vão se preocupar mais em respeitar o outro, que muitas vezes, sofre mais do que a gente imaginava”, diz Laura Reis, do 7º Ano G.

Você sabe como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas no Brasil?

IMG_6690.JPG

A proposta e os objetivos da Campanha da Fraternidade 2019 foi também apresentada aos estudantes da 1ª Série e da 2ª Série Ensino Médio, pelo Depas, no Teatro Santo Agostinho.

Na reflexão proposta, o agente de Pastoral, Rodolfo de Oliveira, explicou que é preciso conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro, e que todo cidadão deve participar de sua construção.

“Não podemos ficar apáticos diante das necessidades humanas, materiais, educacionais, dentre outras, dos nossos irmãos e irmãs menos favorecidos. Por isso, é importante cada um se comprometer para mudar o que está à sua volta e ao seu alcance”, afirmou.

Vídeo apresentado aos alunos chama a atenção para o tema Fraternidade e Políticas Públicas.

Direitos e deveres de todos e para todos

As políticas públicas devem garantir a todos os cidadãos os direitos e deveres essenciais. Falar sobre esse tema, nos faz refletir sobre o nosso posicionamento perante quem está ao nosso lado.

A proposta da Campanha da Fraternidade está sendo trabalhada em todos os segmentos. No sábado, dia 6 de abril, foi realizado o Encontro na Praça, com a participação dos pais e familiares dos alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, para também refletir sobre o Fraternidade e Políticas Públicas. Clique aqui e saiba mais.

Compartilhe