Notícias

03 de dezembro de 2019

Colégio realiza formatura da segunda turma do Programa High School Canada

Sentimentos de alegria e emoção marcaram a formatura da segunda turma do Programa High School Canada do Colégio Santo Agostinho – Belo Horizonte (alunos que concluíram o curso, em 2018, ao final da 2ª série do Ensino Médio) realizada na noite de segunda-feira, dia 02 de dezembro, no Teatro Santo Agostinho.

Os alunos que estão concluindo o Programa em 2019, também participaram da cerimônia, atuando como intérpretes dos pronunciamentos do diretor do Colégio, Clovis Oliveira; da vice-diretora do Programa High School Canada, Megan  Ballock e da coordenadora do Programa no Colégio, Sheila Leão. Compuseram também a mesa a professora do High School Jennifer De Guise e o gestor administrativo-financeiro, Mauro Macedo. A mestre de cerimônia foi a aluna Gabriela Miranda Morgado Horta, do 1º ano do High School. Estiveram presentes ainda pais, familiares, supervisores e professores da escola.

Dando início às comemorações da noite, membros da Orquestra Stradivarius executaram as peças: “Help”, dos Beatles e “Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa Lobos.  

 IMG_9678.JPG IMG_9686.JPG  IMG_9707.JPG

Prontos para buscar novos horizontes

Após declarar aberta a cerimônia de formatura, o diretor Clovis Oliveira falou aos formandos, lembrando o pensamento do escritor latino-americano, Eduardo Galeano:  “todas as vezes que eu participo de uma formatura eu imagino que esse momento é como se fosse o horizonte. O horizonte é assim, diz Galeano, quando você está longe ele é a meta, mas quando você chega ao horizonte, ele está mais distante. Aí você descobre que tem ainda de caminhar por muito tempo. Então, o que eu digo para vocês, queridos formandos do programa High School, é que nunca deixem de caminhar em direção ao horizonte. E dê nome a esse horizonte para as melhores coisas da vida, que são as mais simples, que têm a ver com os primeiros valores que vocês aprenderam na infância, que continuaram a aprender na adolescência e que, agora, nesse início de juventude continuarão a aprender. Chegar nesse momento significa, de fato, ter feito um grande sacrifício. Mas significa também que vocês estão apenas prontos para muitos outros desafios”. (A tradução para o Inglês foi feita pelo aluno Bernardo Cruz Franco).

IMG_9704.JPG   IMG_9712.JPG     IMG_9729.JPG

Uma história construída e um mundo de possibilidades

Após destacar, no dia a dia do High School, alguns momentos comuns aos formandos e aos alunos do 2º ano, como liderança, alternância de papéis em várias atividades, elaboração dos smart goals e a realização do Fun Day, a coordenadora do programa High School, Sheila Leão, emocionou os presentes ao dirigir-se especialmente aos formandos: “Considero-me muito abençoada por estar aqui sete anos depois celebrando com vocês. Tive a honra de conviver com vocês no 5º, 7º e 9º anos como professora e, em 2017 e 2018, nas terças, quartas e quintas-feiras meu coração se alegrava pelo Hi Sheila, Hello, ou um olhar, um sorriso por volta das 12h20, somando assim cinco anos de convivência. Não menos intensa foi a convivência com o Pedro Sena que veio para o CSA BH em 2017.

Independente do idioma que se usa na interação com as pessoas, da idade para se ter um coração inquieto, dos desafios propostos para cada uma das pessoas, nosso crescimento pessoal é algo inegável, verdadeiro, porém libertador e leve, se permeado de humildade.

Sendo assim, meu profundo e eterno agradecimento a vocês formandos, aos seus pais, a toda a comunidade agostiniana por me proporcionar este momento de celebração de uma conquista da vida real!

Hoje temos aqui alunos que já foram aprovados com êxito em universidades em nosso estado e também em universidades internacionais. 

Parabéns! quando olharem para trás, verão a riqueza da história que construíram, quando olharem para frente, o mundo de possibilidades se apresenta e o céu deve ser uma meta aparentemente final. Desejo a vocês, uma alma nutrida de fé em Deus, asas de águia, pés de chumbo no caminho da Verdade, pois quanto maior a árvore maior deverá ser a profundidade de suas raízes”, afirmou, citando Santo Agostinho: Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria. (A tradução para o Inglês foi feita pela aluna Carolina Groeger).

 IMG_9734.JPG  IMG_9709.JPG  IMG_9698.JPG

Vitórias e desafios

Ao falar aos presentes, a vice-diretora do Programa High School Canada, Megan  Ballock, parabenizou os alunos por estarem se formando em duas escolas de ensino médio: a brasileira e a canadense e, também os pais porque ninguém consegue chegar a lugar nenhum sozinho.

“Eu tenho e sempre terei um relacionamento próximo com esse grupo. Afinal, nós começamos esse projeto de High School juntos. Vocês estão se formando em um mundo que precisa de propósito. Um mundo cheio de pessoas que precisam de alguém para lhes mostrar o caminho. No entanto, é importante saber que vocês irão falhar em algum momento das suas vidas. Se não falhar é porque não estão tentando.[...] estou dizendo não para desanimar, mas para inspirar vocês. Todos temos talentos diferentes. Alguns de vocês serão médicos, outros advogados, alguns engenheiros, professores, executivos, jornalistas, designers gráficos e a lista continua. Mas, nas palavras de Maya Angelou: ‘No final das contas, as pessoas não se lembrarão do que você disse ou fez, elas se lembrarão de como você as fez se sentir’. Rezo para que vocês nunca parem de agradecer a Deus por todas as bênçãos que receberam e se esforcem para também serem uma bênção na vida de outras pessoas”, afirmou. (A tradução para o Português foi feita pela aluna Beatriz Fuzikawa).

 IMG_9741.JPG  IMG_9710.JPG  IMG_9700.JPG

Esforço reconhecido

Em seguida, a vice-diretora Megan Ballock, anunciou dois prêmios especiais que são os mais conceituados que um aluno de escola canadense pode receber:  a Medalha Acadêmica, concedida pelo Governo canadense ao aluno Eduardo Sorice Correa, que obteve maior média nos dois anos do High School e a Medalha da Liderança, concedida a Felipe Máximo de Almeida, que se destacou como líder durante o Programa.

No final, os convidados participaram de um momento de confraternização, no Foyer do Teatro.

 IMG_9847.JPG   IMG_9867.JPG  IMG_9853.JPG

O High School me tornou uma pessoa melhor

“O High School me mudou completamente. Foram dois anos de muita correria, mas que valeram muito a pena. Sinto que eu me tornei uma pessoa melhor não só intelectualmente, mas também na relação com os meus colegas. Por isso, só tenho a agradecer ao Colégio Santo Agostinho, aos professores e a todos os pais que acreditaram nesse Programa”, afirmou Izadora Felisberto dos Santos, uma das formandas do High School 2019.  

 CAPA-editada.jpg    IMG_9882.JPG

Confira a lista dos formandos do  programa High School Canada:

Bruno Cunha Ramos da Fonseca

Carolina Marques Miranda de Albuquerque Maranhão

Eduardo Florentino Barreto

Eduardo Sorice Corrêa

Felipe Máximo de Almeida

Felipe Souto Dicker

Gabriel de Assis Parreiras

Gabriela Silva e Dias

Giovanna Nascimento Reis

Gustavo Goulart Saliba

Izadora Felisberto dos Santos

Júlia Mansur Cardoso

Lucas Fernandes Esteves Fonseca

Mariana Givisiez Mendes

Pedro Ferreira Sena

Pedro Silluzio Ferreira Andrade

Rafael Cardoso Coelho

Rebeca Mattiello Moreira

Sofia Araújo Oliveira Pereira

Vitória Assis Anselmo

 

Veja  mais fotos aqui:  https://flic.kr/s/aHsmJMgRNT

Compartilhe