Notícias

07 de dezembro de 2018

Santo Agostinho-BH realiza formatura da primeira turma do Programa High School Canadense

A formatura da primeira turma do Programa High School Canada do Colégio Santo Agostinho – Belo Horizonte (alunos que concluíram o curso, em 2017, ao final da 2ª série do Ensino Médio) foi realizada no dia 03 de dezembro, em uma cerimônia emocionante, no Teatro Santo Agostinho.

Os alunos que estão concluindo o Programa em 2018, também participaram da cerimônia, atuando como intérpretes dos pronunciamentos do diretor do Santo Agostinho, Clovis Oliveira; do vice-diretor do Programa High School Canadense, Ronald Brown e da coordenadora do Programa no Colégio, Sheila Leão. Compuseram também a mesa as professoras do High School Megan Ballock e Jennifer de Guise e o gestor administrativo-financeiro, Mauro Macedo. Estiveram presentes ainda pais, familiares, supervisores e professores da escola.

Para sempre pioneiros

fotoshis1turma-1-.jpg

Após o diretor, Clovis Oliveira, ter declarado aberta a sessão solene de Colação de Grau, a coordenadora Sheila Leão, emocionou os presentes ao lembrar os primeiros passos do Programa High School na unidade de Belo Horizonte. “Há coisas na vida que acontecem somente uma vez e quando a gente percebe elas já passaram. Os alunos que estão se formando hoje no Programa High School serão para sempre os primeiros!

O High School foi um momento único e singular na vida de vocês. Os pais ensinam a sonhar mas não podem viver os sonhos dos filhos, portanto, vocês estão aqui hoje para comemorar uma conquista em suas vidas. Cada um aqui desenvolveu habilidades que o torna capaz de contribuir com o mundo. Que possam pensar sempre em suas responsabilidades consigo mesmos, com seus pais e com a sociedade em que vivem, porque vocês conquistaram um desenvolvimento ímpar, que será levado para sempre!”. (O aluno Felipe Máximo de Almeida fez a tradução para o Inglês).        

Uma nova bagagem para levar no coração

fotoshis1turma-9-.jpg

Em seu pronunciamento, o diretor Clovis Oliveira, lembrou que, na Filosofia, fazemos sempre três perguntas: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?  e convidou os formandos a refletirem sobre suas respostas. Segundo ele, “Quem somos” diz respeito aos nossos valores e a tudo aquilo que, de fato, nos importa. “De onde viemos” refere-se à nossa origem: família, local onde vivemos, amigos e pessoas que influenciaram nossas vidas e, por fim, “Para onde vamos?”. “Sobre essa última pergunta, convido todos os formandos a saírem daqui hoje com ela no coração”. Lembrando os ensinamentos de Santo Agostinho, que une fé e razão, conhecimento e emoção, inteligência e coração, o diretor desejou que todos possam aplicar os conhecimentos adquiridos para promover relações mais humanas. (A tradução para o Inglês foi feita pelo aluno Pedro Ferreira Sena).

Conquista alcançada com o apoio determinante dos pais

fotoshis1turma-6-.jpg

Ao falar aos presentes, o vice-diretor do Programa High School Canadense, Ronald Brown, disse estar orgulhoso de poder celebrar dois acontecimentos tão significativos: a formatura da primeira turma do High School, que concluiu o Programa em 2017, e  a conclusão, em 2018, da segunda turma participante. “Sinto-me orgulhoso de todos vocês. New Brunswick, Canadá, tem muita sorte de ter alunos tão bem graduados!”.

Ele agradeceu, de maneira especial, aos pais pelo apoio que foi, absolutamente, definitivo para que seus filhos alcançassem esse sucesso. “Vocês estudantes devem estar muito orgulhosos do que realizaram. Sabemos o quanto de tempo e esforços foram necessários...Tudo começou com um grupo de pessoas, fazendo uma prova para participar de um Programa, que não sabia bem no que ia dar e, vocês, chegaram até aqui! Para mim foi uma honra fazer parte dessa trajetória!”.( A aluna Anna Helena da Silveira Sathler fez a tradução para o Português).

Estudamos, fizemos amigos e crescemos juntos!

Lucas Augusto Rocha de Macêdo falou em nome de todos os formandos, agradecendo à direção e aos professores que tanto se esforçaram para tornar o High School uma realidade no Colégio de BH. “Quando o High School começou éramos um pequeno grupo que não se conhecia e que não sabia muito bem como o Programa iria nos ajudar no futuro. Sabíamos, no entanto, que teríamos que estudar dobrado em casa e no Colégio. Mas, a questão é que o High School não foi só um peso em nossas vidas. Foi, principalmente, um local de aprendizado e de experiências maravilhosas. Fizemos amizades e crescemos juntos. Enfrentamos dificuldades e vencemos! É impressionante trazer à memória tudo o que vivemos e fizemos juntos. E, cada um foi essencial para essa rica experiência que tivemos. Com certeza, esses foram os melhores dois anos da minha vida. Foi uma honra ser colega de vocês. É uma honra ter vocês como amigos!”.

Esforço reconhecido

Ainda no calor da emoção, o vice-diretor Ronald Brown, anunciou dois prêmios especiais que, segundo ele, são os mais conceituados que um aluno de escola canadense pode receber: a Medalha da Liderança, concedida à aluna Maria Clara Gonçalves Souza e Oliveira, que se destacou como líder durante o Programa e a Medalha Acadêmica, concedida pelo Governo canadense, a Lucas Augusto Rocha de Macêdo, que obteve maior média nos dois anos do High School.  

No final, os convidados participaram de um momento de confraternização, no Foyer do Teatro.

Confira a lista dos formandos do Canadian School Programa:

Aline da Rocha Reis, Camila Morena Silva Carvalho, Gabriela Andrade Monteiro, Gabriela Pitanga de Andrade, Lara Nascimento Martins, Laura Avelar Chaves Pontes, Lucas Augusto Rocha de Macêdo, Marcela Schuttenberg Polanczyk, Maria Clara Gonçalves Souza e Oliveira, Paula Oliveira Porto de Paula, Raquel Pitanga de Andrade.

Veja mais fotos em nosso flickr, clique aqui.

Compartilhe