Notícias

04 de março de 2020

PURINHA, uma vida transformada

Nascida Purificação Lourenço: Purificação, de quem está sempre a se tornar puro, e Lourenço, de quem recebe o “louro”, símbolo de vitórias, a vida da Purinha foi marcada por uma caminhada de humildade e prestação contínua de serviços a Deus, na vida religiosa, servindo aos jovens e aos mais necessitados, aos familiares, cuidando de todos com a dedicação de uma verdadeira matriarca, e da educação da juventude, durante 45 anos no Colégio Santo Agostinho.

Screenshot_1x.jpg Screenshot_ll2.jpg Screenshot_ll3.jpg

Seu silêncio, quase monástico, não permitia que partilhássemos quaisquer problemas de ordem pessoal. Sua voz, entretanto, eloquente na formação e no aconselhamento dos alunos nas salas de aulas e na coordenação de série e, por último, no acolhimento às centenas de alunos que chegavam no início de cada dia ao Colégio, era caridosa, eficiente, paciente, carregada de conselhos que, até hoje, muitas gerações de ex-alunos praticam e vivenciam como marca de verdadeira veneração.

Purinha não queria parar de trabalhar. O Colégio foi praticamente sua casa por mais de 40 anos. Formava, com a diretoria do Colégio, com os professores e com os funcionários, uma grande família, de quem recebia carinho e solidariedade. Especialmente para os funcionários do pátio e da portaria, seu local de trabalho por trinta anos, era verdadeira mãe e conselheira.

Agora, a vida da Purinha se transformou definitivamente. Para toda a Comunidade Educativa do Colégio Santo Agostinho, fica o reconhecimento do profundo humanismo que marcou sua trajetória e a certeza de que o Mestre se imortaliza nas gerações de crianças e jovens que educou e se irradia e se torna perene em todos aqueles que continuam sua missão de educar.

* 16/12/1931
+ 26/02/2020

 Autor: Mariano Pereira Lopes

Revisor de Textos | Reprografia

Compartilhe