Notícias

25 de outubro de 2018

Professores e funcionários participam de palestra sobre convivência ética e respeito ao outro

“Convivência Ética e a superação do bullying na escola”. Foi este o tema da palestra da professora Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, realizada no dia 24 de outubro, no Teatro Santo Agostinho, para colaboradores de diversos setores do Colégio.

Atualmente, o bullying é considerado um problema de saúde pública no Brasil. Uma pesquisa do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) aponta o país como o quarto com maior prática de bullying no mundo.  Para enfrentar os grandes desafios da convivência humana, a reflexão torna-se imprescindível, sobretudo, no ambiente educacional, onde almeja-se formar pessoas melhores.

“Nossos alunos precisam ter hoje espaço de respeito e de justiça para que, no futuro, possam ser pessoas de respeito e de justiça”, afirmou Luciene Tognetta, que é também pesquisadora e líder do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em educação Moral da Unicamp/Unesp. A especialistatem ainda experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos temas: moralidade, ética, desenvolvimento afetivo, convivência escolar e bullying.

Em sua palestra, Luciene abordou a realidade do bullying hoje em diversos ambientes e apontou caminhos de combate e superação da violência, por meio da prática da convivência e do respeito ao diferente.

 

Compartilhe