Notícias

10 de agosto de 2018

Preparativos para a Bienal do Livro movimentam o Colégio!

Alunos e professores de todos os segmentos já iniciaram os preparativos para a Bienal do livro, a ser realizada de 27 a 31 de agosto, com o tema: "As muitas MINAS e os diversos GERAIS”. Diversas atividades estão sendo desenvolvidas. Veja algumas delas:

Trabalhando com a mineiridade….

Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental elaboraram trilhas a partir do livro: “Pretinha de Neve e os sete gigantes”, do autor mineiro Rubem Filho. Foi com grande entusiasmo e criatividade que, em grupo, os alunos criaram os seus próprios jogos de trilha e se divertiram brincando.

NOTA-bienal.jpg

Dedo de Prosa das turmas de 6º ano com o autor Cláudio Fragata

Os alunos do 6º ano tiveram um encontro com o autor Cláudio Fragata, após a  leitura do livro, de sua autoria:  João, Joãozinho, Joãozito: o Menino Encantado– Ilustração de Simone Matias – Editora Galera Júnior, que conta com lirismo a história preciosa da infância de Guimarães Rosa.

Natural de Marília/SP, Cláudio Fragata foi jornalista, trabalhou como editor da revista Recreio, Globo Ciências, Galileu. Na Divisão Infantil e Juvenil da Editora Globo, aproximou-se do público jovem, organizando e editando a coleção Manuais da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa. É autor de vários livros de literatura infanto-juvenil.

bienal-3.jpg

Cientista social fala aos estudantes da 1ª e da 2ª série do EM  sobre a mineração em Minas

Uma parceria com a Anglo American Brasil possibilitou aos estudantes da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio participarem de uma palestra com o Cientista social da UFMG, Tiago Alves, mestre em Antropologia Social e Arqueologia/UFMG, Consultor da Unesco para Patrimônio Cultural, atualmente Coordenador Corporativo de Desenvolvimento Sustentável - Anglo American.

Para os alunos da 1ª série, que estudam os aspectos naturais e a formação dos minerais, ele falou sobre formação dos minerais e mineração sustentável. Já para a 2ª série, que estuda os aspectos econômicos da atividade mineradora, na disciplina de Geografia, foi abordada a importância da mineração na economia mineira.

bienal3.jpg

Encontro com o jornalista Ricardo Soares

O jornalista, pós-graduado pela PUC Minas, repórter da TV Globo desde 2002, falou aos alunos do 6º ano, no dia 8 de agosto, sobre o seu trabalho "Minas são muitas", uma série de 18 reportagens produzidas entre os anos de 2010 e 2014 para o MGTV 1ª edição”.

A série de reportagem deu origem a Exposição PARAGENS, composta de 18 painéis fotográficos, que retratavam as histórias, paisagens e personagens de MG, que documentavam os bastidores da série “Minas são muitas”, exibidas pela Globo Minas.

bienal-688.jpg

 

Compartilhe