Notícias

13 de março de 2019

Orientação vocacional e profissional: hora de descobrir talentos, pontos fortes e habilidades pessoais

O Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte, em parceria com o Vokare - plataforma digital, oferece orientação vocacional e profissional aos alunos da 3ª série do Ensino Médio. 

O sistema, com mais de 25 mil combinações de dados, possui processo lúdico e gamificado que permite a identificação do perfil de personalidade, interesses, valores e pontos mais fortes do estudante. Trata-se de um processo intensivo de autoconhecimento, com base na visão de mundo e nos interesses dos jovens de hoje.

A plataforma pode ser acessada em qualquer dispositivo (computador, notebook, celular e tablet). 

Uma viagem espacial 

O processo Vokare é dividido em 5 etapas, nelas o site propõe uma viagem pelo mundo espacial com uma parada em cada um dos asteroides de conhecimento: Persona e Ambiens, Valorum, Ingenium, Obus e Exitus. As etapas são cumpridas com 12 horas de intervalo entre cada uma, para que o estudante desenvolva o processo de forma reflexiva.

montagem-vantagens.png

Asteroides Persona e Ambiens

Essa etapa leva a duas descobertas: o perfil de personalidade e o tipo de ambiente em que se deseja trabalhar. Ao final, o viajante percebe como funciona seu cérebro: formas de pensar, de tomar decisões, julgar e se relacionar com as pessoas.

Asteroide Valorum

O objetivo é descobrir os principais valores, aspectos essenciais que devem ser respeitados para que uma pessoa seja coerente consigo mesma, em sua vida e em sua profissão.

Asteroide Ingenium

Hora de descobrir os talentos, pontos fortes e habilidades pessoais. No sistema de conhecimento proposto, existe uma grande variedade de talentos, que reúne o que uma pessoa pode ter de melhor.

Asteroide Obus

Após ser apresentado a diversos cursos de graduação, o viajante é convidado a escolher cinco cursos, de sua preferência, para que o sistema avalie o grau de congruência de cada um deles, de acordo as características individuais fornecidas pelo viajante. É feito um cruzamento de mais de 25 mil links, entre o que foi informado e o banco de dados do sistema.

Asteroide Exitus

Nesta etapa o viajante recebe um relatório detalhado sobre os resultados da navegação feita por todos os asteroides. Para cada um dos cursos escolhidos pelo viajante, o Vokare apresenta o grau de congruência, estatisticamente falando, com seu perfil pessoal. Depois disso, o sistema apresenta os cursos detectados, como sendo os de maior afinidade com o viajante.

Informações Valiosas

O viajante tem então à sua disposição informações muito valiosas: suas características pessoais positivas, pontuação de cursos que escolheu e indicação de profissões potencialmente mais favoráveis. 

Orientação e atendimento individualizado

IMG_5798.JPG

Todo o processo é acompanhado de perto por profissionais do Vokare que oferecem orientação e atendimento individualizado aos alunos, sobretudo, para esclarecer as possíveis dúvidas em relação aos resultados apresentados.

Ao proporcionar essa experiência aos seus alunos, o Colégio ressalta a importância da escolha profissional, na 3ª série, para o foco nos estudos e um melhor desempenho durante todo o ano, o que certamente possibilitará sucesso no ENEM e em outros Vestibulares.

Quer saber mais sobre o Vokare? Acesse: www.vokare.com.br

Compartilhe