Notícias

09 de julho de 2019

Óculos VR inovam as aulas no Laboratório de Informática

Ciente de que a possibilidade de imersão em determinados ambientes desperta a curiosidade do aluno e permite o seu protagonismo no processo de ensino/aprendizagem, o Colégio Santo Agostinho – BH adquiriu óculos VR (de realidade virtual) para uso  dos alunos, nas aulas do Laboratório de Informática.

Os óculos VR promovem a interface entre a tela do smartphone, computador ou TV e induzem efeitos visuais que provocam a sensação de imersão no ambiente representado.

A realidade virtual é uma ferramenta tecnológica que proporciona ao usuário a sensação de presença em um ambiente, imaginário ou real, por meio de recursos gráficos 3D ou imagens 360º.

Na aula de Geografia do 8º ano, a professora Raquel Melilo analisou diversas paisagens naturais, e seus elementos constituintes, por meio da realidade virtual. Ao invés de descrever fotografias e relatar seus componentes, os alunos foram convidados a interpretar as paisagens como se estivessem inseridos no ambiente em que elas foram retratadas, utilizando os óculos de realidade virtual e um dispositivo móvel.

“Mais do que observar paisagens, eles viveram uma experiência de imersão que lhes provocou curiosidade e empolgação. Duas sensações que precisam ser sempre aguçadas no processo educativo”, afirma a professora.

IMG_1928.JPG  IMG_1937.JPG  IMG_1940.JPG

IMG_1949.JPG  IMG_1955.JPG  IMG_1945.JPG

Compartilhe